APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH: reflexões sobre as práticas pedagógicas vivenciadas em uma escola municipal de Palmeira dos Índios

Autores/as

  • Sanielle Silva Ramos Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri Yapi Leãnawan – Palmeira dos Índios/AL
  • Adenize Costa Acioli Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Palabras clave:

Educação, Inclusão, práticas pedagógicas, TDAH.

Resumen

Possibilitar a aprendizagem dos alunos com TDAH em uma sala regular é responsabilidade dos professores, tendo em vista que é no espaço escolar que a educação formal acontece, que permeia a responsabilidade dos envolvidos com a educação de todos. É garantido, a esses indivíduos, por lei o direito de aprender, a partir de sua inclusão nas salas regulares, que deverão dispor de suporte pedagógico que auxilie no desenvolvimento cognitivo, motor, social do aluno com TDAH. Este artigo objetiva mostrar as intervenções feitas pelo professor em sala de aula, na perspectiva de auxiliar em sua aprendizagem. O estudo coletou informações/dados através de entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam para alunos diagnosticados com TDAH, afim de identificar as práticas pedagógicas utilizadas para o desenvolvimento escolar do mesmo. Para isso, contamos com referenciais teóricos de autores como; Anache (2009); Luckesi (2005) Mantoan (2007); Marzocchi (2004) entre outros. Por fim esperamos que a pesquisa contribua na reflexão da prática profissional de professores que atuam no processo de aprendizagem de alunos com TDAH, compreendendo o transtorno e intervindo para a superação das dificuldades apresentadas pelo aluno.

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Biografía del autor/a

Sanielle Silva Ramos, Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri Yapi Leãnawan – Palmeira dos Índios/AL

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado

2020-12-22

Cómo citar

Ramos, S. S., & Costa Acioli, A. . (2020). APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH: reflexões sobre as práticas pedagógicas vivenciadas em uma escola municipal de Palmeira dos Índios. Educação E (Trans)formação, 131–151. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3207

Número

Sección

Artigos