AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) NA EDUCAÇÃO, NO ENSINO DE GEOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO PRÁTICA EM SALA DE AULA NA ESCOLA JOSÉ PEREIRA SOBRINHO, ARAPIRACA-AL
Keywords:
TIC’s. Ensino de Geografia. Ensino-aprendizagemAbstract
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no âmbito educacional é um tema que gera muitos questionamentos. Visando entender esse processo, este estudo objetiva analisar a influência do uso das novas tecnologias como recursos didáticos no ensino e nas aulas de Geografia, bem como, a contribuição dessas inovações no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino Fundamental II nas turmas de 6º ano “A” e “B” da escola mencionada. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada baseia-se em estudos teóricos referenciados a partir de Castells (2011), Neto (2002), Santos (2006), dentre outros, os quais mostram a importância da quebra dos velhos paradigmas que fundamentam a escola, além da pesquisa a dados primários na escola. A pesquisa pautou-se com base nas práticas tecnológicas e no desenvolvimento de atividades aplicadas nas aulas de Geografia na Escola Municipal José Pereira Sobrinho, zona rural de Arapiraca-AL, visando analisar as inovações e atratividade para o ensino de Geografia. Os resultados revelam um quadro favorável quanto à utilização das tecnologias nas aulas de Geografia na instituição pesquisada, visto que foi possível perceber que o desempenho dos alunos mostrou-se mais participativo e proveitoso.Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. MORAN. José Manuel. Integração das
tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília. Ministério da Educação: SEED, 2005. Disponível em:http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm Acesso em 26/06/2015.
CALLAI, Helena Copetti. O Ensino da Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio (Org). Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB – Seção Porto Alegre, 2ed. 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª ed. São Paulo: paz e terra, 2011.
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; SCHAFFER, N. O.; KAERCHER, N. A. (Org.). Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. Porto Alegre/RS: UFRG, 2003.
EARTH, Google. Visão geral da terra. Disponível em: https://earth.google.com. Acessado em 02/02/2014.
EARTH, Google. Área urbana e rural da cidade de Arapiraca-AL. Disponível em: https://earth.google.com. Acessado em 02/02/2014.
EARTH, Google. Perfil do relevo de Arapiraca-AL. Disponível em: https://earth.google.com. Acessado em 02/02/2014.
MACEDO, E.F.de. Novas Tecnologias e Currículo. In: MOREIRA, A.F.B.(Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2005, p. 39-58
MENDONÇA, Sandra; MENDONÇA, Magaly. A formação dos professores de geografia: uma tarefa para pedagogos. Geografia: ensino e pesquisa. Santa Maria, v. 13, n. 2, p.416-422, maio 2009. Disponível em:. Acesso em: 27/06/ 2015.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Experiência com tecnologia da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2006. Disponível em: <http://books.google.com.br>. Acesso em: 27/06/2015.
NETO, Humberto Torres Marques. Tecnologia da informação na escola. In: Carla. (2002).
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.
SANTOS, José Erimar dos; SANTOS, Valmaria Lemos da Costa. O período técnico-cinetífico-informacional e o ensino de Geografia: algumas notas. Caminhos de Geografia Uberlândia v. 12, n. 39 set/2011 p. 168 - 180 Página180. Disponível e http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16528/9223. Acessado em 27/ 06 de 2015.
SANTOS, Maria Francineila Pinheiro. CALLAI, Helena Copetti. Tecnologias de informação no ensino da geografia. 10° Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. 30/08 a 02/09 de 2009. Porto Alegre. ENPEG – Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/Poster/P%20(38).pdf. Acesso em: 01 de julho de 2015.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos; SOUZA, Maria Lopes de. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, 2010, (coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia; v. 8).
SAPO. Jogo das coordenadas geográficas. Disponível em: http://edumed.no.sapo.pt/JogoCooGeo.htm. Acessado em 02/12/2014
SAPO. Jogo dos países da Europa. Disponível em: http://edumed.no.sapo.pt/JogoPaiMun.htm. Acessado em 02/12/2014
VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimentos: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.
VIANA. Coscarelli (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR