EDUCAÇÃO SEXUAL: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Escola, Educação Sexual, Sexualidade, Projetos Pedagógicos.Resumen
O intuito desse trabalho é analisar os desafios e reflexões encontrados na prática da educação sexual em uma Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na cidade do Recife (PE), trabalhando com o público jovem, através de uma oficina pedagógica, questões pertinentes à temática em questão. Da mesma forma o presente tem o objetivo de dialogar sobre as dificuldades de trabalhar a educação sexual dentro do âmbito escolar, por parte dos professores, e, por parte dos próprios alunos pelo medo de falar sobre o assunto tanto com os pais quanto com os professores. Observa-se a necessidade da vivência dessa temática no cotidiano dos alunos, e percebe-se o quanto são necessários projetos, debates e oficinas que lhes estimulem o senso crítico, além de tirar dúvidas que surgem ao se falar do assunto. Nesse trabalho entende-se que a sexualidade se evidencia através das relações sociais e suas manifestações ocorrem em todas as faixas etárias, não havendo como reprimir ou negar suas manifestações dentro do ambiente escolarDescargas
Citas
ANDRADE, Elizane de. “ Jogo do Strip Quizz": Análise dos conteúdos pedagógicos de educação sexual em um quadro do programa televisivo "amor & sexo". Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
COSTA, Priscila Caroza Frasson. Os patamares de adesão das escolas à educação sexual. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo, 2012.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. 10 ed. Rio de Janeiro : Graal, 2014.
JESUS, Jacqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Jacqueline Gomes de Jesus. Brasília, 2012.
JUNIOR, Jose Urbano Brochado. Gênero em questão e vivências pedagógicas: Relatos de profissionais da educação. Mestrado Acadêmico em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda, 2012.
LOURO, Guacira. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma abordagem pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira. L. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MULLER, Laura. Educação sexual em 8 lições: como orientar da infância à adolescência: um guia para professores e pais. 2 ed. - São Paulo: Academia do Livro, 2013.
RENA, Luiz Carlos Castello Branco. Sexualidade e adolescência : as oficinas como prática pedagógica. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
UNESCO. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas – Junqueira, Rogério Diniz (organizador). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR