EDUCAÇÃO SEXUAL: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Robson Guedes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Isabella Júlia Santana da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Diogo Pedro da Silva Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO

Palabras clave:

Escola, Educação Sexual, Sexualidade, Projetos Pedagógicos.

Resumen

O intuito desse trabalho é analisar os desafios e reflexões encontrados na prática da educação sexual em uma Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na cidade do Recife (PE), trabalhando com o público jovem, através de uma oficina pedagógica, questões pertinentes à temática em questão. Da mesma forma o presente tem o objetivo de dialogar sobre as dificuldades de trabalhar a educação sexual dentro do âmbito escolar, por parte dos professores, e, por parte dos próprios alunos pelo medo de falar sobre o assunto tanto com os pais quanto com os professores. Observa-se a necessidade da vivência dessa temática no cotidiano dos alunos, e percebe-se o quanto são necessários projetos, debates e oficinas que lhes estimulem o senso crítico, além de tirar dúvidas que surgem ao se falar do assunto. Nesse trabalho entende-se que a sexualidade se evidencia através das relações sociais e suas manifestações ocorrem em todas as faixas etárias, não havendo como reprimir ou negar suas manifestações dentro do ambiente escolar

Descargas

Biografía del autor/a

Robson Guedes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestrando em Educação pelo Programa de Pos-Graduação em Educação (PPGE-UFPE); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE); Membro do Núcleo de Cidadania Homossexual (NUCH-UFPE); Bolsista CNPq.

Isabella Júlia Santana da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE); Membro do Núcleo de Cidadania Homossexual (NUCH-UFPE).

Diogo Pedro da Silva Fernandes, CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco (UniNabuco); Membro do Núcleo de Cidadania Homossexual (NUCH-UFPE).

Citas

ANDRADE, Elizane de. “ Jogo do Strip Quizz": Análise dos conteúdos pedagógicos de educação sexual em um quadro do programa televisivo "amor & sexo". Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

COSTA, Priscila Caroza Frasson. Os patamares de adesão das escolas à educação sexual. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo, 2012.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. 10 ed. Rio de Janeiro : Graal, 2014.

JESUS, Jacqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Jacqueline Gomes de Jesus. Brasília, 2012.

JUNIOR, Jose Urbano Brochado. Gênero em questão e vivências pedagógicas: Relatos de profissionais da educação. Mestrado Acadêmico em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda, 2012.

LOURO, Guacira. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma abordagem pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira. L. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MULLER, Laura. Educação sexual em 8 lições: como orientar da infância à adolescência: um guia para professores e pais. 2 ed. - São Paulo: Academia do Livro, 2013.

RENA, Luiz Carlos Castello Branco. Sexualidade e adolescência : as oficinas como prática pedagógica. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

UNESCO. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas – Junqueira, Rogério Diniz (organizador). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

Silva, R. G. da, Silva, I. J. S. da, & Fernandes, D. P. da S. (2018). EDUCAÇÃO SEXUAL: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO. Educação E (Trans)formação, 3(1), 35–48. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1935

Número

Sección

Artigos