ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO EM MÃO DUPLA

Autores/as

  • Kátia COSTA LIMA CORRÊA Araújo UFRPE/UAG
  • Rosinalda Aurora de Melo Teles Universidade Federal de Pernambuco/Desenvolvendo Projeto de Colaboração Técnica na UFRPE/UAG http://orcid.org/0000-0002-7289-3501

Palabras clave:

Estágios curriculares. Teoria e prática. Universidade e escola

Resumen

Este artigo, fruto da realização de eventos de extensão intitulados Seminários de socialização das experiências dos estágios curriculares do curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)/UFRPE, busca alimentar a reflexão sobre a relação teoria e prática, na busca da consolidação dos vínculos entre as escolas da educação básica e a universidade. No texto são apresentados alguns elementos que justificam os fundamentos teóricos dos estágios curriculares do curso de Pedagogia da UAG; a historicidade do evento; principais temas abordados no conjunto de relatos e alguns indicativos relacionados à perspectivas e desafios apontados pelos estudantes no conjunto dos trabalhos apresentados. Destacam-se desafios pontuais, relacionados a conteúdos específicos que colocam em jogo o aspecto da polivalência docente e  desafios relacionados ao como lidar com aspectos comportamentais dos alunos dos anos iniciais, relacionados à disciplina e a indisciplina; como  desenvolver práticas interdisciplinares, tendo uma frágil base disciplinar; e ainda como adotar uma postura de professor reflexivo, que pesquisa e analisa a sua própria prática; como estabelecer relações entre a teoria estudada na universidade e as práticas vivenciadas no como campo e estágio; como transformar isto num texto escrito. Os estudantes de pedagogia também relatam desafios relacionados às horas no campo de estágio e o desafio de lidar com os imprevistos do dia a dia escolar, tais como, adequar seu planejamento aos ajustes de tempo pedagógico sugeridos pelas professoras regentes em virtude de atividades coletivas da escola ou avaliações externas.

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Biografía del autor/a

Rosinalda Aurora de Melo Teles, Universidade Federal de Pernambuco/Desenvolvendo Projeto de Colaboração Técnica na UFRPE/UAG

Doutora em Educação pela UFPEProfessora Associada da UFPE/Desenvolvendo Projeto de Colaboração Técnica na UFRPE/UAG - Curso de PedagogiaDocente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATECDiretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática -PE

Citas

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Publicado

2018-11-11

Cómo citar

Araújo, K. C. L. C., & Teles, R. A. de M. (2018). ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO EM MÃO DUPLA. Educação E (Trans)formação, 31–44. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2063