ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO EM MÃO DUPLA
Palavras-chave:
Estágios curriculares. Teoria e prática. Universidade e escolaResumo
Este artigo, fruto da realização de eventos de extensão intitulados Seminários de socialização das experiências dos estágios curriculares do curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)/UFRPE, busca alimentar a reflexão sobre a relação teoria e prática, na busca da consolidação dos vínculos entre as escolas da educação básica e a universidade. No texto são apresentados alguns elementos que justificam os fundamentos teóricos dos estágios curriculares do curso de Pedagogia da UAG; a historicidade do evento; principais temas abordados no conjunto de relatos e alguns indicativos relacionados à perspectivas e desafios apontados pelos estudantes no conjunto dos trabalhos apresentados. Destacam-se desafios pontuais, relacionados a conteúdos específicos que colocam em jogo o aspecto da polivalência docente e desafios relacionados ao como lidar com aspectos comportamentais dos alunos dos anos iniciais, relacionados à disciplina e a indisciplina; como desenvolver práticas interdisciplinares, tendo uma frágil base disciplinar; e ainda como adotar uma postura de professor reflexivo, que pesquisa e analisa a sua própria prática; como estabelecer relações entre a teoria estudada na universidade e as práticas vivenciadas no como campo e estágio; como transformar isto num texto escrito. Os estudantes de pedagogia também relatam desafios relacionados às horas no campo de estágio e o desafio de lidar com os imprevistos do dia a dia escolar, tais como, adequar seu planejamento aos ajustes de tempo pedagógico sugeridos pelas professoras regentes em virtude de atividades coletivas da escola ou avaliações externas.Downloads
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