VÓS SOIS RESPONSÁVEIS PELA SALVAÇÃO DE VOSSOS ALUNOS: A MISTAGOGIA NA PEDAGOGIA DE JOÃO BATISTA DE LA SALLE

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Mistagogia. Humanização.

Resumo

Este artigo, escrito a partir de uma pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de compreender a formação e a missão dos professores como um itinerário mistagógico, tendo como ponto de partida a pedagogia de São João Batista de La Salle (1651-1719). O conceito de mistagogia aqui adotado é o de São Cirilo de Jerusalém, Bispo Cristão do século VI. Na concepção deste Bispo, mistagogia é o processo de inserção gradativa do cristão nos mistérios da fé até se tornar, pelo batismo, participante dos mistérios da salvação. Neste artigo, se discute a formação do professor como essa iniciação gradativa, adotando-se a compreensão de La Salle de que o professor é responsável pela salvação de seus alunos. O artigo trabalha a educação na perspectiva da humanização, discutindo a ideia de que, sendo um itinerário mistagógico, a formação de professores deve, ao mesmo tempo, conduzir para formar o estudante na dimensão humana e ser um caminho de espiritualidade. Considera, finalmente, o artigo que a responsabilidade do professor sobre o aluno também é mistagógica, pois a formação vivenciada na escola afeta toda a sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em Educação (2018) pela Universidade La Salle de Canoas (RS) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Cidade de São Paulo (SP); especialista em Ensino Religioso e Pastoral da Educação (2006) pela PUC/PR; Graduado em Pedagogia (2006) pela UNIMEO/CTESOP (Assis Chateaubriand - PR) e em Filosofia (2002) pela Universidade Católica de Brasília (DF). Atua na Educação Básica desde 1994 como professor de Ensino Religioso e Filosofia e também na gestão de escolas na Rede La Salle. É professor no curso de Teologia da Universidade La Salle e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle de Canoas (RS). Membro do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas, que investiga a pedagogia de João Batista de La Salle e seus reflexos na pedagogia moderna. Dedica-se a investigar a proposta educativa de La Salle na perspectiva da educação de qualidade socialmente referenciada. Também pesquisa a formação de professores como um itinerário. Membro da Red Internacional de Docencia Universitaria Lasallista (RIDUL), que se de dedica à pesquisa sobre a docência no Ensino Superior. 

Moyses Romero Borges Oliveira, Colégio La Salle Brasilia

Mestre em Educação (2011) pela a Universidade Cidade de São Paulo (SP); Especialista em Educação MBA em Gestão Educacional pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2007); especialista em educação Universidade Cidade de São Paulo (SP) Graduado em Filosofia (2004) pela Universidade Católica de Brasília (DF). Atua na Educação Básica desde 2001. Em 2008 Foi diretor do Colégio La Salle de Augustinópolis  TO, Trabalhou como professor na Faculdade Pico do papagaio (FABIC) em 2008; Atuou na direção do Colégio Diocesano La Salle de São Carlos/SP de 2011 a 2020 , além de trabalhar na coordenação Coordenador do Curso Técnico em Química - nos anos (2011-2013) na coordenação do Ensino fundamental I (2013), passou a fazer parte da Vice direção do colégio La Salle de Zé Doca e na coordenação em 2021. Membro da CONSU/CONSEPE/ Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife deste de 2019 representante da Mantenedora - União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Umbec), Passou a fazer parte do Grupo de trabalho (GT) do Itinerário Formativo da Campanha da Fraternidade de 2022 (CNBB) em 2020

Referências

ALBERTON, Elcio. Policidadania: formação mistagógica do docente. Roteiro, Joaçaba, v. 35, n. 1, p. 53-72, jan./jun. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/roteiro/v35n01/v35n01a. Acesso em: 10 mai 2023.

ARIÈS, Philippe. História Social da criança e da familia. 2ª ed., São Paulo: LTC, 2015.

BÉDEL, Henri. Orígenes 1651-1726: iniciación a la historia del Instituto de los Hermanos de Las Escuelas Cristianas. Roma, Itália: Hermanos de las Escuelas Cristianas, 1998.

BOTO, Carlota. A liturgia escolar na Idade Moderna. Campinas: Papirus, 2017.

CHARTIER, Anne-Marie. Alfabetização e formação dos professores da escola primária. Caxambu, 1997. Disponível em http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_03_ANNE-MARIE_CHARTIER.pdf . Acesso em 20/05/2020.

CIRILO DE JERUSALÉM. Catequeses mistagógicas. Petrópolis: Vozes, 1977.

COSTA, Rosemary Fernandes. Mistagogia: um diálogo fecundo entre mística e pedagogia. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, v. 6, n. 2, p. 693-718, 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.dv03.

COSTA, Rosemary Fernandes. O caminho da mistagogia: uma mística para os nossos tempos. Horizonte, Belo Horizonte, v. 10, n. 27, p. 831-853, jul./set. 2012. DOI https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p831.

DEWEY, John. Experiência e educação. 2ª ed., São Paulo: Ed. Nacional, 1976.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2014

FLORES, Cristine Gabriela de Campos. Educação e espiritualidade: diálogos possíveis desde um pensar Latino-Americano. Tese de doutorado em Educação. Canoas: Universidade La Salle, 2021. 147p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma filosofia hermenêutica. 3. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

GAUTHIER, Clermont. O século XVII e o nascimento da Pedagogia. In: GAUTHIER, Clérmont; TARDIF, Maurice (orgs.). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 101-127.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3ª ed., Ijuí: Unijuí, 2013.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.

HENGEMÜLLE, Edgar. Educação lasaliana: Que Educação? Canoas: Unilasalle, 2007.

HENGEMÜLLE, Edgard. La Salle: Uma leitura de leituras. Canoas: Centro Universitário La Salle, s/d.

LA SALLE, João Batista de. Guia das Escolas Cristãs. Canoas: Universidade La Salle, 2012a. Coleção Obras Completas de São João Batista de La Salle Vol. III.

LA SALLE, João Batista de. Meditações para todos os domingos do ano. Canoas: Universidade La Salle, 2012b. Coleção Obras Completas de São João Batista de La Salle Vol. IIB.

LA SALLE, João Batista de. Memória dos começos. Canoas: Universidade La Salle, 2012c. Coleção Obras Completas de São João Batista de La Salle Vol. I.

LA SALLE, João Batista de. Regras comuns dos Irmãos das Escolas Cristãs. Universidade La Salle, 2012d. Coleção Obras Completas de São João Batista de La Salle Vol. IIA.

LAURAIRE, León. La Guía de las Escuelas: enfoque contextual. Roma, Itália: Maison Saint Jean-Batiste de La Salle, 2008.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13ª ed., São Paulo, SP: Cortez, 2010.

NÓVOA, Antonio. Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. In: NÓVOA, Antonio. Escolas e professores: Proteger, transformar, valorizar. Salvador, SEC/IAT, 2022. p. 91-104

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008.

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Santa Maria, Educação v. 30, n. 2, jul./dez. 2005. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735. Acesso em 24/05/2020.

TAGLIAVINI, João Virgílio; PIANTKOSKI, Marcelo Adriano. João Batista de La Salle (1651-1719): um silêncio eloquente em torno do educador católico que modelou a escola moderna. HISTEDBR On-line, Campinas, SP, n. 53, p. 16-40, out 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640191/7750. Acesso em: 20 mai. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed., Petrópolis: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Trezzi, C., & Romero Borges Oliveira, M. (2024). VÓS SOIS RESPONSÁVEIS PELA SALVAÇÃO DE VOSSOS ALUNOS: A MISTAGOGIA NA PEDAGOGIA DE JOÃO BATISTA DE LA SALLE. Educação E (Trans)formação, 1(1), 193–208. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7335

Edição

Seção

Artigos