Grafites em escolas públicas
potenciais educativo e expressivo
Palavras-chave:
Grafite, Identidade, EducaçãoResumo
Este artigo fundamenta-se nos resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa pesquisa vincula-se ao Projeto Muros da Univer(c)idade: identidade, memória e sócio-história discursiva e tem como tema a influência pedagógica do grafite em contextos educacionais do Grande Recife. O objetivo é analisar, sobretudo com o suporte teórico dos estudos sociais, pedagógicos e do discurso, os potenciais educativo e expressivo dos grafites inscritos em escolas públicas da cidade de Recife. Abordaremos aqui o grafite como uma escrita sócio-histórica-discursiva presente no cotidiano das pessoas, bem como no cotidiano de algumas escolas públicas.Downloads
Referências
COSTA, Leonardo Araújo da. O produto gráfico da mídia muro na cidade do Recife. Monografia apresentada à Universidade Federal de Pernambuco para obtenção do grau de Bacharel em Desenho Industrial / Programação Visual, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_____. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1988.
GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros Passos).
IAPECHINO, Mari Noeli Kiehl e GOMES, Valéria Severina. As cidades nas escritas da cidade: identidade, memória e autoria. In: RAÍDO: Revista do Programa de
PósGraduação em Letras da UFGD. Ano1, n.2 (jul. / dez. 2007). Dourados, MS: UFGD, 2007.
LUNA, Carlos Eduardo Falcão; OLIVEIRA, Fábio Alves de; MENDONÇA, Jhonnatta Gomes; ASSIS, Rodrigo Vieira de. O grafite: uma forma de expressão social. In: Revista Encontros de Vista, 2ª edição, 2008 - ISSN 1983-828X
MARCONDES, Marli. Imagens coletivas: fotografia e arquivos públicos. Campinas, SP: Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda, 2003.
OLIVEIRA, Eliana. Identidade, intolerância e as diferenças no espaço escolar: questões para debate. Revista Espaço Acadêmico – Ano 1 – N0 07 – Dezembro de 2001 – Mensal – ISSN 1519.6186.
VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Traçando olhares: uma introdução à construção sociológica da cidade. São Paulo: Editora Stud Nobel; EDUC, 2000 (Coleção Cidade Aberta).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.