Grafites em escolas públicas

potenciais educativo e expressivo

Autores/as

  • Renata Carvalho da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Grafite, Identidade, Educação

Resumen

Este artigo fundamenta-se nos resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa pesquisa vincula-se ao Projeto Muros da Univer(c)idade: identidade, memória e sócio-história discursiva e tem como tema a influência pedagógica do grafite em contextos educacionais do Grande Recife. O objetivo é analisar, sobretudo com o suporte teórico dos estudos sociais, pedagógicos e do discurso, os potenciais educativo e expressivo dos grafites inscritos em escolas públicas da cidade de Recife. Abordaremos aqui o grafite como uma escrita sócio-histórica-discursiva presente no cotidiano das pessoas, bem como no cotidiano de algumas escolas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Carvalho da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e aluna-pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL).

Citas

COSTA, Leonardo Araújo da. O produto gráfico da mídia muro na cidade do Recife. Monografia apresentada à Universidade Federal de Pernambuco para obtenção do grau de Bacharel em Desenho Industrial / Programação Visual, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_____. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1988.

GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros Passos).

IAPECHINO, Mari Noeli Kiehl e GOMES, Valéria Severina. As cidades nas escritas da cidade: identidade, memória e autoria. In: RAÍDO: Revista do Programa de

PósGraduação em Letras da UFGD. Ano1, n.2 (jul. / dez. 2007). Dourados, MS: UFGD, 2007.

LUNA, Carlos Eduardo Falcão; OLIVEIRA, Fábio Alves de; MENDONÇA, Jhonnatta Gomes; ASSIS, Rodrigo Vieira de. O grafite: uma forma de expressão social. In: Revista Encontros de Vista, 2ª edição, 2008 - ISSN 1983-828X

MARCONDES, Marli. Imagens coletivas: fotografia e arquivos públicos. Campinas, SP: Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda, 2003.

OLIVEIRA, Eliana. Identidade, intolerância e as diferenças no espaço escolar: questões para debate. Revista Espaço Acadêmico – Ano 1 – N0 07 – Dezembro de 2001 – Mensal – ISSN 1519.6186.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Traçando olhares: uma introdução à construção sociológica da cidade. São Paulo: Editora Stud Nobel; EDUC, 2000 (Coleção Cidade Aberta).

Publicado

2021-05-06

Cómo citar

Carvalho da Silva, R. (2021). Grafites em escolas públicas: potenciais educativo e expressivo. Encontros De Vista, 3(1), 53–59. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4318

Número

Sección

Artigos