A prática do/a professor/a e a leitura
a reflexão na sala de aula
Palavras-chave:
Prática pedagógica, Leitura, Sala de aula, ReflexãoResumo
Trata-se de um texto teórico cujo objetivo mais expressivo é o de analisar a inter-relação prática pedagógica, leitura e sala de aula. Por meio de reflexões que trazem à tona a importância do ato de ler para a formação docente, almeja-se propor questionamentos que, se feitos de forma coerente, poderão trazer à tona discussões sobre qual é o papel da leitura na formação de docentes e de como a leitura de mundo do professor terá a ver com a forma como tal professor procede em sala de aula.Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli E. D. A. e MENGA, Lüdke. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2004.
BARLOW, Michel. Avaliação Escolar – mitos e realidades. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2007.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2001.
COMENIUS J. A. Didática Magna. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Paidéia)
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma nova prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FERREIRA, Hugo Monteiro. A Literatura na Sala de Aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. [Tese Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN], 2007.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é caleidoscópio. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.
HUIZINGA, Joha. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.
MOLL, Luis C. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sóciohistórica. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2002.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP: Papirus, 2006.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2001.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.
SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafios à prática e à prática de avaliação de reformulação do currículo. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao FUNDEB. São Paulo: Autores Associados, 2008.
SOARES, Magda. Linguagem e Escrita. São Paulo: Ática, 2000.
SMITH, Frank. Leitura Significativa. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1995.
ZABALZA, Miguel. Diários de Aula. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2006.
ZABALA, Antoni. Prática Educativa como Ensinar. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2000.
ZILES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Porto Alegre, RS: EDPUCRS, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.