A prática do/a professor/a e a leitura

a reflexão na sala de aula

Autores/as

  • Hugo Monteiro Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Prática pedagógica, Leitura, Sala de aula, Reflexão

Resumen

Trata-se de um texto teórico cujo objetivo mais expressivo é o de analisar a inter-relação prática pedagógica, leitura e sala de aula. Por meio de reflexões que trazem à tona a importância do ato de ler para a formação docente, almeja-se propor questionamentos que, se feitos de forma coerente, poderão trazer à tona discussões sobre qual é o papel da leitura na formação de docentes e de como a leitura de mundo do professor terá a ver com a forma como tal professor procede em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Monteiro Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador Geral do NEFOPP (Núcleo de Estudos, Formação Docente e Prática Pedagógica) do DEd. Representante da Cátedra UNESCO de Leitura em Pernambuco

Citas

ANDRÉ, Marli E. D. A. e MENGA, Lüdke. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2004.

BARLOW, Michel. Avaliação Escolar – mitos e realidades. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2007.

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2001.

COMENIUS J. A. Didática Magna. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Paidéia)

ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma nova prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERREIRA, Hugo Monteiro. A Literatura na Sala de Aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. [Tese Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN], 2007.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é caleidoscópio. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

HUIZINGA, Joha. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

MOLL, Luis C. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sóciohistórica. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2002.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2001.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafios à prática e à prática de avaliação de reformulação do currículo. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao FUNDEB. São Paulo: Autores Associados, 2008.

SOARES, Magda. Linguagem e Escrita. São Paulo: Ática, 2000.

SMITH, Frank. Leitura Significativa. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1995.

ZABALZA, Miguel. Diários de Aula. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2006.

ZABALA, Antoni. Prática Educativa como Ensinar. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2000.

ZILES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Porto Alegre, RS: EDPUCRS, 2006.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Ferreira, H. M. (2021). A prática do/a professor/a e a leitura: a reflexão na sala de aula. Encontros De Vista, 5(1), 16–31. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4409

Número

Sección

Artigos