A prática do/a professor/a e a leitura

a reflexão na sala de aula

Authors

  • Hugo Monteiro Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Keywords:

Prática pedagógica, Leitura, Sala de aula, Reflexão

Abstract

Trata-se de um texto teórico cujo objetivo mais expressivo é o de analisar a inter-relação prática pedagógica, leitura e sala de aula. Por meio de reflexões que trazem à tona a importância do ato de ler para a formação docente, almeja-se propor questionamentos que, se feitos de forma coerente, poderão trazer à tona discussões sobre qual é o papel da leitura na formação de docentes e de como a leitura de mundo do professor terá a ver com a forma como tal professor procede em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hugo Monteiro Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador Geral do NEFOPP (Núcleo de Estudos, Formação Docente e Prática Pedagógica) do DEd. Representante da Cátedra UNESCO de Leitura em Pernambuco

References

ANDRÉ, Marli E. D. A. e MENGA, Lüdke. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2004.

BARLOW, Michel. Avaliação Escolar – mitos e realidades. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2007.

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2001.

COMENIUS J. A. Didática Magna. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Paidéia)

ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma nova prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERREIRA, Hugo Monteiro. A Literatura na Sala de Aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. [Tese Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN], 2007.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é caleidoscópio. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

HUIZINGA, Joha. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

MOLL, Luis C. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sóciohistórica. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2002.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2001.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafios à prática e à prática de avaliação de reformulação do currículo. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao FUNDEB. São Paulo: Autores Associados, 2008.

SOARES, Magda. Linguagem e Escrita. São Paulo: Ática, 2000.

SMITH, Frank. Leitura Significativa. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1995.

ZABALZA, Miguel. Diários de Aula. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2006.

ZABALA, Antoni. Prática Educativa como Ensinar. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2000.

ZILES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Porto Alegre, RS: EDPUCRS, 2006.

Published

2021-07-26

How to Cite

Ferreira, H. M. (2021). A prática do/a professor/a e a leitura: a reflexão na sala de aula. Encontros De Vista, 5(1), 16–31. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4409

Issue

Section

Artigos