O practicum em componentes curriculares dos cursos de Letras de IES públicas de Pernambuco
Palavras-chave:
estágio, formação docente, professor prático reflexivoResumo
O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos dos cursos de formação de professores, como a ampliação dos componentes práticos das licenciaturas. É à luz dessas discussões acerca da valorização das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar sobre como docentes de cursos de licenciatura articulam o practicum a favor da formação do professor como prático reflexivo. Para isso, foram observadas aulas, coletados Planos de Ensino e realizadas entrevistas com professores de disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciaturas em Letras de Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995) e Pimenta (1997). Os principais resultados indicam a ciência dos docentes sobre a relevância do practicum e algumas das dificuldades reais por eles enfrentadas.Downloads
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