O practicum em componentes curriculares dos cursos de Letras de IES públicas de Pernambuco 

Autores

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • José Jacinto dos Santos Filho Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Renata Amorim Cadena Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

estágio, formação docente, professor prático reflexivo

Resumo

O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos dos cursos de formação de professores, como a ampliação dos componentes práticos das licenciaturas. É à luz dessas discussões acerca da valorização das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar sobre como docentes de cursos de licenciatura articulam o practicum a favor da formação do professor como prático reflexivo. Para isso, foram observadas aulas, coletados Planos de Ensino e realizadas entrevistas com professores de disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciaturas em Letras de Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995) e Pimenta (1997). Os principais resultados indicam a ciência dos docentes sobre a relevância do practicum e algumas das dificuldades reais por eles enfrentadas.

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Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba(Proling/UFPB); professor do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Ruralde Pernambuco.

José Jacinto dos Santos Filho, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco(PPGE/UFPE); professor na Universidade de Pernambuco (UPE).

Renata Amorim Cadena, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (PPGDesign/UFPE).

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Luna, E. Ávila dos A. ., Santos Filho, J. J. dos ., & Cadena, R. A. (2021). O practicum em componentes curriculares dos cursos de Letras de IES públicas de Pernambuco . Encontros De Vista, 12(2), 34–49. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4569

Edição

Seção

Artigos