O practicum em componentes curriculares dos cursos de Letras de IES públicas de Pernambuco 

Authors

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • José Jacinto dos Santos Filho Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Renata Amorim Cadena Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Keywords:

estágio, formação docente, professor prático reflexivo

Abstract

O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos dos cursos de formação de professores, como a ampliação dos componentes práticos das licenciaturas. É à luz dessas discussões acerca da valorização das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar sobre como docentes de cursos de licenciatura articulam o practicum a favor da formação do professor como prático reflexivo. Para isso, foram observadas aulas, coletados Planos de Ensino e realizadas entrevistas com professores de disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciaturas em Letras de Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995) e Pimenta (1997). Os principais resultados indicam a ciência dos docentes sobre a relevância do practicum e algumas das dificuldades reais por eles enfrentadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba(Proling/UFPB); professor do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Ruralde Pernambuco.

José Jacinto dos Santos Filho, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco(PPGE/UFPE); professor na Universidade de Pernambuco (UPE).

Renata Amorim Cadena, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (PPGDesign/UFPE).

References

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Elementos de uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CNE. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

______. Resolução CNE/CP 9/2001. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: João Wanderley Geraldi (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002, p. 39-45.

LIMA, Maria Socorro Lucena. A hora da prática: reflexão sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 3. ed. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1997.

______; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior: problematização. In: PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p.33-35.

______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

SHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 77-91.

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Como ensinar. Porto alegre: Artes Médicas, 1998.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa e autor, 1993.

Published

2021-09-14

How to Cite

Luna, E. Ávila dos A. ., Santos Filho, J. J. dos ., & Cadena, R. A. (2021). O practicum em componentes curriculares dos cursos de Letras de IES públicas de Pernambuco . Encontros De Vista, 12(2), 34–49. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4569

Issue

Section

Artigos