O practicum em componentes curriculares dos cursos de Letras de IES públicas de Pernambuco
Palabras clave:
estágio, formação docente, professor prático reflexivoResumen
O Conselho Nacional de Educação tem focado em questões importantes relacionadas aos currículos dos cursos de formação de professores, como a ampliação dos componentes práticos das licenciaturas. É à luz dessas discussões acerca da valorização das questões referentes à prática docente que este estudo objetiva identificar sobre como docentes de cursos de licenciatura articulam o practicum a favor da formação do professor como prático reflexivo. Para isso, foram observadas aulas, coletados Planos de Ensino e realizadas entrevistas com professores de disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciaturas em Letras de Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos de Zeichner (1993), Schön (1995) e Pimenta (1997). Os principais resultados indicam a ciência dos docentes sobre a relevância do practicum e algumas das dificuldades reais por eles enfrentadas.Descargas
Citas
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Elementos de uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CNE. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
______. Resolução CNE/CP 9/2001. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: João Wanderley Geraldi (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002, p. 39-45.
LIMA, Maria Socorro Lucena. A hora da prática: reflexão sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 3. ed. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1997.
______; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior: problematização. In: PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p.33-35.
______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
SHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 77-91.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Como ensinar. Porto alegre: Artes Médicas, 1998.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa e autor, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Encontros de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.