Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo ENEM
Palavras-chave:
texto, produção escrita, ENEMResumo
Este artigo pretende analisar a perspectiva teórico-metodológica do Novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no que tange às propostas de produções textuais escritas. Por ser um instrumento de avaliação para os concluintes do Ensino Médio e também por se tratar de uma forma de ingresso no ensino superior, é relevante compreender que saberes são exigidos dos candidatos para a realização do exame. Selecionamos as provas de redação das edições do ENEM de 2009 a 2013, fazendo um estudo comparativo entre as propostas desse período, a fim de verificar possíveis mudanças de concepção\perspectiva e em que medida isso pode impactar no ensino de Língua Portuguesa. Para tal, fundamenta-nos nas reflexões de Marcuschi (2008) sobre texto e textualidade e de Rojo (2009) sobre letramento e alfabetismo. Os resultados indicam que as provas concebem o texto como produto e tratam de forma superficial as etapas da produção escrita e os princípios da textualidade, nas orientações para os candidatos.Downloads
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