Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo ENEM

Autores

  • Lívia Patrícia de Freitas Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Tatiana Simões e Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

texto, produção escrita, ENEM

Resumo

Este artigo pretende analisar a perspectiva teórico-metodológica do Novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no que tange às propostas de produções textuais escritas. Por ser um instrumento de avaliação para os concluintes do Ensino Médio e também por se tratar de uma forma de ingresso no ensino superior, é relevante compreender que saberes são exigidos dos candidatos para a realização do exame. Selecionamos as provas de redação das edições do ENEM de 2009 a 2013, fazendo um estudo comparativo entre as propostas desse período, a fim de verificar possíveis mudanças de concepção\perspectiva e em que medida isso pode impactar no ensino de Língua Portuguesa. Para tal, fundamenta-nos nas reflexões de Marcuschi (2008) sobre texto e textualidade e de Rojo (2009) sobre letramento e alfabetismo. Os resultados indicam que as provas concebem o texto como produto e tratam de forma superficial as etapas da produção escrita e os princípios da textualidade, nas orientações para os candidatos.

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Biografia do Autor

Lívia Patrícia de Freitas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol – pela UFRPE.

Tatiana Simões e Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Educação da UFRPE e Doutoranda em Linguística pela UFPE.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Freitas, L. P. de, & Luna, T. S. e. (2021). Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo ENEM. Encontros De Vista, 15(1), 91–111. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4633

Edição

Seção

Artigos