Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo ENEM

Authors

  • Lívia Patrícia de Freitas Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Tatiana Simões e Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Keywords:

texto, produção escrita, ENEM

Abstract

Este artigo pretende analisar a perspectiva teórico-metodológica do Novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no que tange às propostas de produções textuais escritas. Por ser um instrumento de avaliação para os concluintes do Ensino Médio e também por se tratar de uma forma de ingresso no ensino superior, é relevante compreender que saberes são exigidos dos candidatos para a realização do exame. Selecionamos as provas de redação das edições do ENEM de 2009 a 2013, fazendo um estudo comparativo entre as propostas desse período, a fim de verificar possíveis mudanças de concepção\perspectiva e em que medida isso pode impactar no ensino de Língua Portuguesa. Para tal, fundamenta-nos nas reflexões de Marcuschi (2008) sobre texto e textualidade e de Rojo (2009) sobre letramento e alfabetismo. Os resultados indicam que as provas concebem o texto como produto e tratam de forma superficial as etapas da produção escrita e os princípios da textualidade, nas orientações para os candidatos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Patrícia de Freitas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol – pela UFRPE.

Tatiana Simões e Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Educação da UFRPE e Doutoranda em Linguística pela UFPE.

References

ANTUNES, Irandé. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: MENDONÇA, Márcia. BUNZEN, Clecio (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p.163-180.

_____. Lutar com Palavras: coesão e coerência: São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p.28-61.

BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clecio (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p.139-162.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo Enem. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310+enen.br. Acesso em: 29 out. 2013.

_____. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

_____. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

FARACO, Carlos Alberto. Considerações sobre a competência 1 – “Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Texto didático elaborado para o Curso de Avaliadores do ENEM. 2013, p.1-6.

GERALDI, João Wanderley. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: _____. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p.165-182.

_____. (org.) O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984, p.125.

INEP; MEC. A redação no ENEM 2012: guia do participante. Brasília: MEC/INEP, 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_ redacao_enem2012.pdf. Acesso em: 31 maio 2015.

_____.; _____. ENEM 2013: Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Prova de matemática e suas tecnologias. 2013. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_ dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

_____.; _____. ENEM 2012: Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Prova de matemática e suas tecnologias. 2012. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_ dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

_____.; _____. ENEM 2011: Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Prova de matemática e suas tecnologias. 2011. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_ dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

_____.; _____. ENEM 2010: Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Prova de matemática e suas tecnologias. 2010. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_ dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

_____.; _____. ENEM 2009: Prova de redação e de linguagens, códigos e suas tecnologias. Prova de matemática e suas tecnologias. 2009. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013 dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.

LUNA, Tatiana Simões e; MARCUSCHI, Beth. Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? Educação em revista. Belo Horizonte: UFMG, 2015 (no prelo).

MARCUSCHI, Beth. Avaliação da língua Materna: Concepções e práticas. Revista de Letras, v. 1/2, nº 26, jan./dez. 2004, Fortaleza, UFC, p. 44-49.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SANTOS, S. e Borges, C. Variação Linguística e Ensino: uma abordagem sobre os Livros Didáticos de Português. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, XV, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, vol. XV, nº 5, t. 1. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. p. 1006-1016.

SOARES, Magda. Português na escola – História de uma disciplina curricular. In.: BAGNO, M. Linguística da norma. 20 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Published

2021-09-30

How to Cite

Freitas, L. P. de, & Luna, T. S. e. (2021). Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo ENEM. Encontros De Vista, 15(1), 91–111. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4633

Issue

Section

Artigos