O Jeca Tatu em livros didáticos

uma breve análise

Autores

  • Antonio Lamenha Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Renata Pimentel Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Sherry Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Monteiro Lobato, Jeca Tatu, livros didáticos

Resumo

Com incentivo do centenário da publicação do artigo Urupês, de Monteiro Lobato, este trabalho pretende analisar o tratamento do Jeca Tatu — emblemático personagem lobatiano e símbolo do caipirabrasileiro do início no século XX — em livros didáticos do Ensino Médio da disciplina Literatura, a saber: Literatura Brasileira – Em Diálogo com Outras Literaturas e Outras Linguagens (2009), de William Cereja e Thereza Cochar, e Literatura Brasileira – Das Origens aos Nossos Dias, de José de Nicola (2007). Nosso método consistirá em: 1) leitura e/ou releitura de textos de Monteiro Lobato que incluam a figura do Jeca, como A Barca de Gleyre, Ideias de Jeca Tatu e o já citado Urupês; 2) leitura dos capítulos ou trechos de livros didáticos de Literatura relacionados a Monteiro Lobato e, mais especificamente, ao personagem Jeca Tatu: como o definem, quanto espaço dedicam a ele, quais textos lobatianos se incluem na obra para explicá-lo, etc.; 3) comparação entre a nossa leitura dos textos de Monteiro Lobato e a leitura realizada pelos autores dos livros didáticos; 4) análise da visão apresentada do Jeca Tatu nos livros didáticos selecionados. Embasamo-nos, nesta análise, em autores variados, como Lins (1977), Leme Brito (1999) e Bender (2006). Este trabalho poderá servir a professores, pesquisadores e alunos que anseiam estudar a obra de Monteiro Lobato e refletir sobre a figura do Jeca e o material que se veicula no ambiente escolar a respeito do personagem. Além disso, é de suma importância conhecer e investigar a validade textual das informações contidas nos livros didáticos, ainda mais diante da tendência de veladas censuras, mediação de paratextos e ingênua condenação do discurso de autores antigos, entre outros modos de apagar a nossa história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Lamenha, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal dePernambuco.

Renata Pimentel, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Sherry Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

BENDER, Eliane Andrea. O Livro Didático de Literatura para o Ensino Médio. Dissertação de mestrado. UFRS, 2006.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura e Política. In: Leitura: Teoria & Prática. Ano 18 – jun. 1999 – n. 33. Associação de Leitura do Brasil. CEREJA, William; Cochar, Thereza. Literatura Brasileira – Em Diálogo com Outras Literaturas e Outras Linguagens. São Paulo: Atual, 2009.

LINS, Osman. Do Ideal e da Glória. Problemas Inculturais Brasileiros. São Paulo: Summus Editorial, 1977.

LOBATO, Monteiro. A Barca de Gleyre (1o tomo). São Paulo: Editora Brasiliense,1951.

_____. A Barca de Gleyre (2o tomo). São Paulo: Editora Brasiliense, 1951.

_____. Jeca Tatuzinho. Disponível em: http://lobato.globo.com/misc_jeca.asp. Acesso em 14 de janeiro de 2015.

_____. Mr. Slang e o Brasil e Problema Vital. São Paulo: Editora Brasiliense, 1951.

_____. Urupês. São Paulo: Globo, 2009.

_____. Zé Brasil. Disponível em: http://lobato.globo.com/misc_zebrasil.asp. Acesso em 14 de janeiro de 2015.

MANGUEL, Alberto. Um leitor no Bosque do Espelho. In: No Bosque do Espelho – Ensaios sobre as palavras e o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

NICOLA, José de. Literatura Brasileira – Das Origens aos Nossos Dias. São Paulo: Scipione, 2007.

PINHEIRO, HÉLDER. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

RANGEL, Egon. Literatura e Livro Didático no Ensino Médio: Caminhos e Ciladas na Formação do Leitor. In: PAIVA, Aparecida et al. (orgs.). Leituras Literárias: Discursos Transitivos. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005.

SANTIAGO, Silviano. Um Dínamo em Movimento. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs28069804.htm. Acesso em 14 de janeiro de 2015.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Lamenha, A. ., Pimentel, R. ., & Almeida, S. . (2021). O Jeca Tatu em livros didáticos: uma breve análise. Encontros De Vista, 17(1), 26–36. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4640

Edição

Seção

Artigos