O Jeca Tatu em livros didáticos
uma breve análise
Palabras clave:
Monteiro Lobato, Jeca Tatu, livros didáticosResumen
Com incentivo do centenário da publicação do artigo Urupês, de Monteiro Lobato, este trabalho pretende analisar o tratamento do Jeca Tatu — emblemático personagem lobatiano e símbolo do caipirabrasileiro do início no século XX — em livros didáticos do Ensino Médio da disciplina Literatura, a saber: Literatura Brasileira – Em Diálogo com Outras Literaturas e Outras Linguagens (2009), de William Cereja e Thereza Cochar, e Literatura Brasileira – Das Origens aos Nossos Dias, de José de Nicola (2007). Nosso método consistirá em: 1) leitura e/ou releitura de textos de Monteiro Lobato que incluam a figura do Jeca, como A Barca de Gleyre, Ideias de Jeca Tatu e o já citado Urupês; 2) leitura dos capítulos ou trechos de livros didáticos de Literatura relacionados a Monteiro Lobato e, mais especificamente, ao personagem Jeca Tatu: como o definem, quanto espaço dedicam a ele, quais textos lobatianos se incluem na obra para explicá-lo, etc.; 3) comparação entre a nossa leitura dos textos de Monteiro Lobato e a leitura realizada pelos autores dos livros didáticos; 4) análise da visão apresentada do Jeca Tatu nos livros didáticos selecionados. Embasamo-nos, nesta análise, em autores variados, como Lins (1977), Leme Brito (1999) e Bender (2006). Este trabalho poderá servir a professores, pesquisadores e alunos que anseiam estudar a obra de Monteiro Lobato e refletir sobre a figura do Jeca e o material que se veicula no ambiente escolar a respeito do personagem. Além disso, é de suma importância conhecer e investigar a validade textual das informações contidas nos livros didáticos, ainda mais diante da tendência de veladas censuras, mediação de paratextos e ingênua condenação do discurso de autores antigos, entre outros modos de apagar a nossa história.Descargas
Citas
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