A linguagem das redes sociais na internet
Keywords:
Redes sociais, Internet, Identidade, Pós-modernidadeAbstract
As redes sociais na WEB são ferramentas muito utilizadas pelos usuários que desejam trocar informações na internet. Essas redes se formam por meio de blogs, comunidades, correntes de e-mail e sites de compartilhamento de arquivos e reúnem pessoas com objetivos e interesses em comum. Além da participação direta do usuário, dando opiniões e idéias, esse tipo de sistema proporciona uma velocidade de acesso a conteúdos de livros, filmes, discos, imagens e arquivos em geral. Essas redes desenvolvem linguagens próprias e maneiras de se comunicarem específicas que unem os códigos daquele determinado grupo fora da internet (em seu território habitual) aos recursos e adaptações dessa linguagem via computador. As redes propõem e tratam de diversos assuntos, tendo a característica de serem cada vez mais específicas e segmentadas, enquanto resultado do fenômeno do estabelecimento da identidade na pósmodernidade.Downloads
References
BARRIO, Angel-B Espina. Manual de Antropologia Cultural. Recife: Editora Massangana, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. 6ª ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2005.
_____. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002
FERNANDES, Claudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. 2ª ed. São Carlos: Ed. Claraluz, 2007.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 4ª ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 1992. http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/03/03/redes-sociais-terao800-milhoesde-usuarios-ate-2012-diz-estudo-754667658.asp, acessado em 19/06/2009.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/10022009-2.shl, acessado em 19/06/2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.