A linguagem das redes sociais na internet

Autores/as

  • Thiago de Souza Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Carlos Eduardo Falcão Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Redes sociais, Internet, Identidade, Pós-modernidade

Resumen

As redes sociais na WEB são ferramentas muito utilizadas pelos usuários que desejam trocar informações na internet. Essas redes se formam por meio de blogs, comunidades, correntes de e-mail e sites de compartilhamento de arquivos e reúnem pessoas com objetivos e interesses em comum. Além da participação direta do usuário, dando opiniões e idéias, esse tipo de sistema proporciona uma velocidade de acesso a conteúdos de livros, filmes, discos, imagens e arquivos em geral. Essas redes desenvolvem linguagens próprias e maneiras de se comunicarem específicas que unem os códigos daquele determinado grupo fora da internet (em seu território habitual) aos recursos e adaptações dessa linguagem via computador. As redes propõem e tratam de diversos assuntos, tendo a característica de serem cada vez mais específicas e segmentadas, enquanto resultado do fenômeno do estabelecimento da identidade na pósmodernidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago de Souza Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Carlos Eduardo Falcão Luna , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Citas

BARRIO, Angel-B Espina. Manual de Antropologia Cultural. Recife: Editora Massangana, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. 6ª ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2005.

_____. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002

FERNANDES, Claudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. 2ª ed. São Carlos: Ed. Claraluz, 2007.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 4ª ed. Rio de Janeiro:

DP&A, 1992. http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/03/03/redes-sociais-terao800-milhoesde-usuarios-ate-2012-diz-estudo-754667658.asp, acessado em 19/06/2009.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/10022009-2.shl, acessado em 19/06/2009.

Publicado

2021-05-06

Cómo citar

de Souza Cabral, T. ., & Falcão Luna , C. E. . (2021). A linguagem das redes sociais na internet. Encontros De Vista, 3(1), 77–83. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4320

Número

Sección

Artigos