A constituição da autoria nas Ciências Exatas e Humanas
Keywords:
autoria, discurso acadêmico, dialogismoAbstract
Considerando-se o discurso científico um domínio que abarca diversos gêneros, como monografia e artigo científico, e que, além disso, esses gêneros são uma forma pela qual os pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento expressam o fazer científico, o presente trabalho tem como objetivo o de analisar as marcas linguísticas através das quais os autores-pesquisadores, no momento da produção acadêmica, dialogam com a alteridade. Noutra perspectiva, a pesquisa pretende perceber como o fenômeno da autoria é tratado nas Ciências Exatas e nas Ciências Humanas. Para tanto, buscou-se na obra de Bakhtin (2003; 2004), Authier-Revuz (2004) e Foucault (1992) o embasamento teórico necessário para a observação dos traços linguísticos que concretizam o discurso do outro no discurso do eu. Nesse sentido, em se tratando do espaço acadêmico, o outro advindo dessa relação não é o que materializa a linearidade textual, mas que, num sentido mais amplo, é o que constitui o sujeito. Assim, a enunciação torna-se impossibilitada de ser monológica, visto que o pesquisador, quando pesquisa, responde ao discurso do outro, dialoga com as leituras e experiência acadêmica vivida, cria expectativas em relação ao destinatário do seu texto e, de tal modo, constitui-se como autor.Downloads
References
AMORIM, M. O Pesquisador e seu Outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
AUTHIER-REVUZ, J. Entre a Transparência e a Opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ARAÚJO, L. Avaliação do Texto Dissertativo no Ensino Médio: um estudo de procedimentos utilizados por professores de Língua Portuguesa. Monografia, CAC, UFPE, Recife, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2004.
BRAIT, B. As Vozes Bakhtinianas e o Diálogo Inconcluso. In: BARROS, D. L.P. e Fiorin, J. L (Orgs). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade – em torno de Bakhtin. 2ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
BRONCKART, J. P. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
CARDOSO, F.; CUEVAS, C. Dispersive Estimates for the Schrödinger Equation with Potentials of Critical Regularity. Cubo: a Mathematical Journal. vol.11, n. 5, Universidad de La Frontera/Universidade Federal de Pernambuco, 2009.
FARACO, C. A. Autor e Autoria. In: Brait, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
RODRIGUES, S.G.C. Questões de Dialogismo: o discurso científico, o eu e os outros. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
RODRIGUES, S. G. C; LUNA, M. J. de M. A Produção Discursiva nas Ciências Exatas e a Constituição do Autor-Pesquisador. In: MOURA, V.; Damianovic, M. C.; LEAL, V. (Org.). O Ensino de Línguas: concepções & práticas universitárias. Recife: Ed. Universitária da UFPE,
SILVA, N. Processos Inferenciais na (re)Construção de Sentidos do Texto. Revista ao Pé da Letra. V. 10.1. Recife, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.