A constituição da autoria nas Ciências Exatas e Humanas

Autores

  • Diego José Alves Alexandre Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Severino Rodrigues da Silva Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

autoria, discurso acadêmico, dialogismo

Resumo

Considerando-se o discurso científico um domínio que abarca diversos gêneros, como monografia e artigo científico, e que, além disso, esses gêneros são uma forma pela qual os pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento expressam o fazer científico, o presente trabalho tem como objetivo o de analisar as marcas linguísticas através das quais os autores-pesquisadores, no momento da produção acadêmica, dialogam com a alteridade. Noutra perspectiva, a pesquisa pretende perceber como o fenômeno da autoria é tratado nas Ciências Exatas e nas Ciências Humanas. Para tanto, buscou-se na obra de Bakhtin (2003; 2004), Authier-Revuz (2004) e Foucault (1992) o embasamento teórico necessário para a observação dos traços linguísticos que concretizam o discurso do outro no discurso do eu. Nesse sentido, em se tratando do espaço acadêmico, o outro advindo dessa relação não é o que materializa a linearidade textual, mas que, num sentido mais amplo, é o que constitui o sujeito. Assim, a enunciação torna-se impossibilitada de ser monológica, visto que o pesquisador, quando pesquisa, responde ao discurso do outro, dialoga com as leituras e experiência acadêmica vivida, cria expectativas em relação ao destinatário do seu texto e, de tal modo, constitui-se como autor.

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Biografia do Autor

Diego José Alves Alexandre, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Graduando em Letras pela UFPE, licenciatura em Português-Espanhol.

Severino Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Graduando em Letras pela UFPE, licenciatura em Português-Espanhol.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Alexandre, D. J. A., & Silva, S. R. da. (2021). A constituição da autoria nas Ciências Exatas e Humanas. Encontros De Vista, 8(2), 34–50. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4445

Edição

Seção

Artigos