A citação na escrita acadêmico-científica de estudantes universitários

da paráfrase ao plágio

Authors

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN
  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Keywords:

citação, estudantes universitários, paráfrase, reformulação textual, plágio

Abstract

Neste trabalho, exploramos o uso da citação em textos acadêmico-científicos, focalizando os limites da apropriação do dizer do outro na escrita de estudantes universitários. Para orientar nossas reflexões, utilizamos, como base teórica, os estudos de Hilgert (2002), Santos (2000), Paiva (2005), Eco (1991), entre outros. O corpus é composto de textos escritos (monografias de graduação) por estudantes do ensino superior, recortados de banco de dados de pesquisas que temos desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). A análise mostra dificuldades de parafraseamento ou reformulação de um texto por parte dos estudantes do ensino superior, resultando, consequentemente, em manifestação de plágio. Essa dificuldade se dá em casos de reprodução literal das palavras do texto-fonte, mascaradas pela explicitação do nome de seu autor e pela ausência de aspas, evidenciando que o autor não se deu ao trabalho de expressar com suas próprias palavras o dito no texto-fonte, não conseguindo, portanto, realizar uma atividade de reformulação textual. Essa constatação sinaliza para uma maior atenção por parte dos professores do ensino superior, orientadores e examinadores de textos acadêmicocientíficos, de todas as áreas do conhecimento, no sentido de serem mais vigilantes na orientação e na correção de textos. Além disso, esses resultados apontam para a necessidade de instigar cada vez mais o exercício da paráfrase, como estratégia de reformulação textual, desde o início da formação acadêmica, na perspectiva de ajudar os estudantes a superarem as dificuldades de interpretar e construir sentidos para os textos que leem. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Professor do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Campus de Pau dos Ferros. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Slovo e do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail cezinaldobessa@uern.br.

Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Professora do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Campus de Pau dos Ferros. Mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail rosangelabernardino@uern.br.

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Bolsista de Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduando em Letras/Português da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Pau dos Ferros, RN, Brasil, email ilderlandionascimento@yahoo.com.br.

References

BERNARDINO, R. A. dos S. A reformulação parafrástica na fundamentação teórica de trabalhos de conclusão do curso de Letras. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

BESSA, J. C. R. Referência ao discurso do outro: uma análise de problemas de relações de sentido entre discurso citado direto e discurso citante no gênero monográfico. 2007.

f. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

______; BERNARDINO, R. A. dos S.; NASCIMENTO, I. A. de A. Formas de retomada de discurso citado na construção de sentidos em textos acadêmicos. Intersecções, Jundiaí, ano 4, n. 1, p. 17 – 38, Jundiaí, 2011.

Eco, U. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1991.

FIGUEIREDO, D. de C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 413-446, set./dez. 2006.

HILGERT, J. G. O parafraseamento na articulação do texto falado. In: Ingedore G. V. Koch; Kazuê S. M. de Barros. (Org.). Tópicos em lingüística de texto e análise da conversação. Natal, RN: EDUFRN, v. 1, 1997, p. 59-66.

PAIVA, V. L. M. de O. Reflexões sobre ética e pesquisa. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 43-61, 2005.

SANTOS, A. R. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A editora, 2000.

Published

2021-08-28

How to Cite

Bessa, J. C. R. ., Bernardino, R. A. dos S. ., & Nascimento, I. A. de A. . (2021). A citação na escrita acadêmico-científica de estudantes universitários: da paráfrase ao plágio. Encontros De Vista, 9(1), 3–10. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4448

Issue

Section

Artigos