A citação na escrita acadêmico-científica de estudantes universitários
da paráfrase ao plágio
Palavras-chave:
citação, estudantes universitários, paráfrase, reformulação textual, plágioResumo
Neste trabalho, exploramos o uso da citação em textos acadêmico-científicos, focalizando os limites da apropriação do dizer do outro na escrita de estudantes universitários. Para orientar nossas reflexões, utilizamos, como base teórica, os estudos de Hilgert (2002), Santos (2000), Paiva (2005), Eco (1991), entre outros. O corpus é composto de textos escritos (monografias de graduação) por estudantes do ensino superior, recortados de banco de dados de pesquisas que temos desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). A análise mostra dificuldades de parafraseamento ou reformulação de um texto por parte dos estudantes do ensino superior, resultando, consequentemente, em manifestação de plágio. Essa dificuldade se dá em casos de reprodução literal das palavras do texto-fonte, mascaradas pela explicitação do nome de seu autor e pela ausência de aspas, evidenciando que o autor não se deu ao trabalho de expressar com suas próprias palavras o dito no texto-fonte, não conseguindo, portanto, realizar uma atividade de reformulação textual. Essa constatação sinaliza para uma maior atenção por parte dos professores do ensino superior, orientadores e examinadores de textos acadêmicocientíficos, de todas as áreas do conhecimento, no sentido de serem mais vigilantes na orientação e na correção de textos. Além disso, esses resultados apontam para a necessidade de instigar cada vez mais o exercício da paráfrase, como estratégia de reformulação textual, desde o início da formação acadêmica, na perspectiva de ajudar os estudantes a superarem as dificuldades de interpretar e construir sentidos para os textos que leem.Downloads
Referências
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