Avaliação da produção escrita
uma perspectiva dialógica
Keywords:
concepção sociointeracionista de linguagem, produção escrita, avaliação, bilhete, reescritaAbstract
Este artigo apresenta uma discussão acerca de uma experiência de avaliação escrita, envolvendo o processo de reescrita a partir de intervenções pedagógicas, realizadas por meio de bilhetes em textos narrativos produzidos por alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de IratiParaná. Para tanto, adota-se a concepção sociointeracionista de linguagem (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999, 2003) e as discussões sobre escrita propostas por Antunes (2003; 2008), Ruiz (2001) e pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná – DCEs (PARANÁ, 2008). No decorrer da análise, evidenciase a relevância da prática avaliativa por meio dos bilhetes nas produções textuais, pois esses constituem o caráter processual da avaliação e contribuem para intensificar o diálogo entre professor e aluno, levando os alunos a refletirem acerca de seu processo de (re)escrita.Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, Irandé. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BUIN, Edilaine. A construção do sentido em textos escolares: entre versões e mediações. In: SIGNORINI, Inês et al. (orgs). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.
BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
COSTA VAL, Maria da Graça; ROCHA, Gladys (orgs). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2008.
COSTA VAL, Maria da Graça [et. al]. Avaliação do texto escolar: Professor leitor/ Aluno-autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GERALDI, João Wanderley. O professor como leitor do texto do aluno. In: MARTINS, Maria Helena (org.) Questões de linguagem. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1996.
MENEGASSI, R. J. Aspectos da responsividade na interação verbal. Revista Línguas e Letras. V. 10, nº 18, 1º Sem. 2009.
RUIZ, Eliana. A correção (o turno do professor): uma leitura. In: Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.