Avaliação da produção escrita

uma perspectiva dialógica

Autores/as

  • Carla Micheli Carraro Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Loremi Loregian-Penkal Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Palabras clave:

concepção sociointeracionista de linguagem, produção escrita, avaliação, bilhete, reescrita

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão acerca de uma experiência de avaliação escrita, envolvendo o processo de reescrita a partir de intervenções pedagógicas, realizadas por meio de bilhetes em textos narrativos produzidos por alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de IratiParaná. Para tanto, adota-se a concepção sociointeracionista de linguagem (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999, 2003) e as discussões sobre escrita propostas por Antunes (2003; 2008), Ruiz (2001) e pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná – DCEs (PARANÁ, 2008). No decorrer da análise, evidenciase a relevância da prática avaliativa por meio dos bilhetes nas produções textuais, pois esses constituem o caráter processual da avaliação e contribuem para intensificar o diálogo entre professor e aluno, levando os alunos a refletirem acerca de seu processo de (re)escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Micheli Carraro, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID – CAPES/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior – Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Docente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, campus de Irati, e doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/UEM.

Loremi Loregian-Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Docente do Curso de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, campus de Irati, e bolsista de pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.

Citas

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BUIN, Edilaine. A construção do sentido em textos escolares: entre versões e mediações. In: SIGNORINI, Inês et al. (orgs). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

BUNZEN, Clecio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

COSTA VAL, Maria da Graça; ROCHA, Gladys (orgs). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2008.

COSTA VAL, Maria da Graça [et. al]. Avaliação do texto escolar: Professor leitor/ Aluno-autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GERALDI, João Wanderley. O professor como leitor do texto do aluno. In: MARTINS, Maria Helena (org.) Questões de linguagem. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1996.

MENEGASSI, R. J. Aspectos da responsividade na interação verbal. Revista Línguas e Letras. V. 10, nº 18, 1º Sem. 2009.

RUIZ, Eliana. A correção (o turno do professor): uma leitura. In: Como se corrige redação na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

Publicado

2021-08-28

Cómo citar

Carraro, C. M. ., Angelo, C. M. P. ., & Loregian-Penkal, L. . (2021). Avaliação da produção escrita: uma perspectiva dialógica. Encontros De Vista, 9(1), 11–21. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4452

Número

Sección

Artigos