Avaliação da produção escrita
uma perspectiva dialógica
Palabras clave:
concepção sociointeracionista de linguagem, produção escrita, avaliação, bilhete, reescritaResumen
Este artigo apresenta uma discussão acerca de uma experiência de avaliação escrita, envolvendo o processo de reescrita a partir de intervenções pedagógicas, realizadas por meio de bilhetes em textos narrativos produzidos por alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de IratiParaná. Para tanto, adota-se a concepção sociointeracionista de linguagem (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999, 2003) e as discussões sobre escrita propostas por Antunes (2003; 2008), Ruiz (2001) e pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná – DCEs (PARANÁ, 2008). No decorrer da análise, evidenciase a relevância da prática avaliativa por meio dos bilhetes nas produções textuais, pois esses constituem o caráter processual da avaliação e contribuem para intensificar o diálogo entre professor e aluno, levando os alunos a refletirem acerca de seu processo de (re)escrita.Descargas
Citas
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