No entrecruzamento de vivências acadêmico-científicas no curso de Letras/ Campus Dois Irmãos

em defesa de uma pedagogia humanizadora

Authors

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Claudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutora em Linguística e Professora Associada do Departamento de Letras e do Programa de PósGraduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco e doPrograma de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

References

ALVES, M. A.; GHIGGI, G. Pedagogia da alteridade: o ensino como condição éticocrítica do saber em Levinas. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, 577-591, abr.-jun. 2012.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira 5. ed. São Paulo: HUCITEC, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

LEVINAS, E. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Trad. Jose Pinto Ribeiro. Lisboa: Ediciones 70, 2000a.

LEVINAS, E. Ética e Infinito. Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 2000b.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flávia Nascimento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. São Paulo: Pontes, 1990.

POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

RIBEIRO, L. M. A subjetividade e o outro: ética da responsabilidade em Emmanuel Levinas. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pósmoderna. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Published

2021-09-20

How to Cite

Silva, C. R. T. (2021). No entrecruzamento de vivências acadêmico-científicas no curso de Letras/ Campus Dois Irmãos: em defesa de uma pedagogia humanizadora. Encontros De Vista, 25(1), 28–36. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4611

Issue

Section

Relatos