No entrecruzamento de vivências acadêmico-científicas no curso de Letras/ Campus Dois Irmãos

em defesa de uma pedagogia humanizadora

Autores/as

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutora em Linguística e Professora Associada do Departamento de Letras e do Programa de PósGraduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco e doPrograma de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Citas

ALVES, M. A.; GHIGGI, G. Pedagogia da alteridade: o ensino como condição éticocrítica do saber em Levinas. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, 577-591, abr.-jun. 2012.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira 5. ed. São Paulo: HUCITEC, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

LEVINAS, E. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Trad. Jose Pinto Ribeiro. Lisboa: Ediciones 70, 2000a.

LEVINAS, E. Ética e Infinito. Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 2000b.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flávia Nascimento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. São Paulo: Pontes, 1990.

POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

RIBEIRO, L. M. A subjetividade e o outro: ética da responsabilidade em Emmanuel Levinas. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pósmoderna. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Silva, C. R. T. (2021). No entrecruzamento de vivências acadêmico-científicas no curso de Letras/ Campus Dois Irmãos: em defesa de uma pedagogia humanizadora. Encontros De Vista, 25(1), 28–36. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4611

Número

Sección

Relatos