Gêneros orais na aula de língua portuguesa
repensando a prática docente na formação inicial de professores em estágio supervisionado
Keywords:
Ensino de língua portuguesa, Gêneros orais, Formação de professoresAbstract
Neste artigo, consta o resultado de uma pesquisa que reflete sobre aspectos teóricos e metodológicos do trabalho com gêneros orais formais durante o estágio supervisionado da formação inicial de professores. Leva-se em consideração que o ensino dos gêneros orais é uma diretriz dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, como também é uma modalidade que quando estudada permite o conhecimento de uma língua dinâmica e contextualizada. O estudo foi realizado numa universidade pública da região Nordeste do Brasil, tendo como agentes de pesquisa alunos da formação inicial da Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, que já haviam cursado o Estágio Supervisionado de intervenção. Os resultados obtidos permitiram observar como o conhecimento teórico adquirido durante a graduação reflete na atuação dos futuros professores, revelando a ausência do ensino dos gêneros orais, nas aulas de língua materna, através de um discurso de desconhecimento, descontentamento e fragilidade frente a um agir docente que sugere equívocos e frustração profissional.Downloads
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