Gêneros orais na aula de língua portuguesa

repensando a prática docente na formação inicial de professores em estágio supervisionado

Autores/as

  • Mirelle da Silva Monteiro Araujo Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Brasil

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa, Gêneros orais, Formação de professores

Resumen

Neste artigo, consta o resultado de uma pesquisa que reflete sobre aspectos teóricos e metodológicos do trabalho com gêneros orais formais durante o estágio supervisionado da formação inicial de professores. Leva-se em consideração que o ensino dos gêneros orais é uma diretriz dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, como também é uma modalidade que quando estudada permite o conhecimento de uma língua dinâmica e contextualizada. O estudo foi realizado numa universidade pública da região Nordeste do Brasil, tendo como agentes de pesquisa alunos da formação inicial da Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, que já haviam cursado o Estágio Supervisionado de intervenção. Os resultados obtidos permitiram observar como o conhecimento teórico adquirido durante a graduação reflete na atuação dos futuros professores, revelando a ausência do ensino dos gêneros orais, nas aulas de língua materna, através de um discurso de desconhecimento, descontentamento e fragilidade frente a um agir docente que sugere equívocos e frustração profissional.

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Biografía del autor/a

Mirelle da Silva Monteiro Araujo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Participa como membro do grupo depesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Brasil

 Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB). E-mail: linduartepr@gmail.com. 

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Publicado

2022-04-29

Cómo citar

da Silva Monteiro Araujo, M. ., & Pereira Rodrigues, L. . (2022). Gêneros orais na aula de língua portuguesa: repensando a prática docente na formação inicial de professores em estágio supervisionado. Encontros De Vista, 27(1), 3–18. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4925

Número

Sección

Artigos