A arte como a reapresentação da condição humana

uma proposta intersemiótica a partir dos versos de Cecília Meireles

Authors

  • Amanda Moury Fernandes Bioni Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Keywords:

Intersemiose, Cecília Meireles, John William Waterhouse, Literatura, Pintura

Abstract

O presente artigo propõe a relação intersemiótica, ou seja, o diálogo entre as diversas linguagens artísticas, considerando o poema “Canção” de Cecília Meireles e a pintura “Miranda – the tempest” de John William Waterhouse. As obras foram selecionadas tendo em vista a temática relativa à condição humana em suas nuances de resignação e de efemeridade, reapresentadas de modo particular, porém associativo tanto nos versos do poema quanto nas imagens dispostas na tela. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos de Pound (2006), Paz (2012), Merquior (2013), quanto aos aspectos da linguagem poética; quanto aos aspectos das relações intersemióticas, as investigações de Cardoso (2011) foram utilizadas. Por fim, é esperada a contribuição para as reflexões em teoria da literatura, especificamente, acerca do diálogo entre as linguagens artísticas, à proporção que as práticas pedagógicas em sala de aula também possam ser incentivadas por uma proposta intersemiótica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amanda Moury Fernandes Bioni, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduada emLicenciatura Plena em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE) – e-mail: manda.m.f.bioni@gmail.com. 

References

BIONI, Amanda Moury Fernandes. O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles. 2019. 93 f.

Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura). Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

BONATI, Félix Martínez. La estructura de la obra literaria: una investigación de filosofía del lenguaje y estética. 2ª. ed. Barcelona: Seix Barral, 1972.

CARDOSO, Joel. Cinema e Literatura: contrapontos intersemióticos. Revista Literatura em Debate, v. 5, n. 8, p. 1 a 15, jan.-jul., 2011.

MEIRELES, Cecília. “Canção” In: Antologia poética. Coordenação editorial de André Seffrin. São Paulo: Global, 2013. p. 23.

_____. A última entrevista de Cecília Meireles. In: LEITE, C.W. (Org.). Revista Bula. Disponível em: < http://www.revistabula.com/496-a-ultima-entrevista-de-ceciliameireles/>. Acesso em: 10 jul. 2021.

MERQUIOR, José Guilherme. “Crítica, razão e lírica”. In: A razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 3ª ed. São Paulo: É Realizações, 2013. pp. 187-228.

_____. “Responsabilidade social do artista”. In: A razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 3ª ed. São Paulo: É Realizações, 2013, pp. 229-240.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.

_____. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

POUND. Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos; José Paulo Paes. 11ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

WATERHOUSE, John William. Miranda – The tempest. 1916, óleo sobre tela, 100,4 centímetro x 137,8 centímetro, private collection. Sotheby’s. Disponível em: <https://www.dailyartmagazine.com/painting-of-the-week-john-william-waterhousemiranda/>. Acesso em: 10 jul 2021.

Published

2022-04-29

How to Cite

Bioni, A. M. F. . (2022). A arte como a reapresentação da condição humana: uma proposta intersemiótica a partir dos versos de Cecília Meireles. Encontros De Vista, 27(1), 19–27. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4926

Issue

Section

Artigos