A arte como a reapresentação da condição humana
uma proposta intersemiótica a partir dos versos de Cecília Meireles
Palabras clave:
Intersemiose, Cecília Meireles, John William Waterhouse, Literatura, PinturaResumen
O presente artigo propõe a relação intersemiótica, ou seja, o diálogo entre as diversas linguagens artísticas, considerando o poema “Canção” de Cecília Meireles e a pintura “Miranda – the tempest” de John William Waterhouse. As obras foram selecionadas tendo em vista a temática relativa à condição humana em suas nuances de resignação e de efemeridade, reapresentadas de modo particular, porém associativo tanto nos versos do poema quanto nas imagens dispostas na tela. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos de Pound (2006), Paz (2012), Merquior (2013), quanto aos aspectos da linguagem poética; quanto aos aspectos das relações intersemióticas, as investigações de Cardoso (2011) foram utilizadas. Por fim, é esperada a contribuição para as reflexões em teoria da literatura, especificamente, acerca do diálogo entre as linguagens artísticas, à proporção que as práticas pedagógicas em sala de aula também possam ser incentivadas por uma proposta intersemiótica.Descargas
Citas
BIONI, Amanda Moury Fernandes. O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles. 2019. 93 f.
Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura). Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
BONATI, Félix Martínez. La estructura de la obra literaria: una investigación de filosofía del lenguaje y estética. 2ª. ed. Barcelona: Seix Barral, 1972.
CARDOSO, Joel. Cinema e Literatura: contrapontos intersemióticos. Revista Literatura em Debate, v. 5, n. 8, p. 1 a 15, jan.-jul., 2011.
MEIRELES, Cecília. “Canção” In: Antologia poética. Coordenação editorial de André Seffrin. São Paulo: Global, 2013. p. 23.
_____. A última entrevista de Cecília Meireles. In: LEITE, C.W. (Org.). Revista Bula. Disponível em: < http://www.revistabula.com/496-a-ultima-entrevista-de-ceciliameireles/>. Acesso em: 10 jul. 2021.
MERQUIOR, José Guilherme. “Crítica, razão e lírica”. In: A razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 3ª ed. São Paulo: É Realizações, 2013. pp. 187-228.
_____. “Responsabilidade social do artista”. In: A razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 3ª ed. São Paulo: É Realizações, 2013, pp. 229-240.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.
_____. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
POUND. Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos; José Paulo Paes. 11ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
WATERHOUSE, John William. Miranda – The tempest. 1916, óleo sobre tela, 100,4 centímetro x 137,8 centímetro, private collection. Sotheby’s. Disponível em: <https://www.dailyartmagazine.com/painting-of-the-week-john-william-waterhousemiranda/>. Acesso em: 10 jul 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Encontros de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.