Ollantay, a tragédia dos Andes

O encontro dramático entre dois mundos

Autores/as

  • Débora Almeida de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Brenda Carlos de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

literatura autóctone, teatro inca, literatura hispano-americana, mestiçagem

Resumen

O presente trabalho visa analisar a obra dramática Ollantay a partir das três hipóteses levantadas para sua autoria anônima: a hipótese incaísta ou autoctonista, a hipótese hispanista e a hipótese intermediária, identificando a coexistência de métodos e características incas e a influência espanhola, sobre a construção do texto enquanto drama e sobre as próprias personagens. Tais análises permitirão que se sistematizem essas literaturas, a literatura autóctone e a literatura hispano-americana colonial, considerando a importância de uma memória histórica e literária da América hispânica. Para isso, a metodologia adotada para a elaboração desse trabalho foi essencialmente de pesquisa documental e bibliográfica, atentando para algumas questões como a invenção da América e suas consequências (O’Gorman); mestiçagem das produções culturais na América Latina e compreensão do que é ser mestiço(Gruzinski; Ortiz; Cornejo Polar); a organização da literatura e, ainda mais especificamente, do teatro inca (Baudot; Inca Garcilaso de la Veja; Cáceres Romero); a literatura hispano-americana colonial (Luciani); uma análise geral do corpus (Bendezú) e uma mais especifica, tomando como base estudos relacionados as três hipóteses supracitadas (Lara; Macchi; Lienhard; Villagra; Del Estal; Macarrini). Dessa maneira, pretende-se recuperar o que poderia ser considerado uma literatura quéchua e o que poderia ser considerado uma literatura criolla, compreendendo que a conjugação dos métodos e costumes espanhóis aos métodos e costumes indígenas deu origem a um novo fazer literário, que podemos chamar literatura criolla ou literatura americana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Almeida de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco (UFRPE). E-mail: debbie.morais@hotmail.com.

Brenda Carlos de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora de Literatura de Língua Espanhola na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal dePernambuco (UFPE).

Citas

BARRANCA, José Sebastián. Ollantay. Lima: Mantaro, 1996.

BAUDOT, Georges. Las letras precolombinas. México: Siglo Veintiuno, 1979.

CÁCERES ROMERO, Adolfo. Poesía quechua del Tawantinsuyu. Buenos Aires: Del Sol, 2009.

CERDA, Raymi Demetrio. Repositorio Académico de la Universidad de Chile, 2014.

Ollantay; relectura de una obra dramática colonial como legado histórico teatral. Disponível em: http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/117521.

CORNEJO POLAR, Antonio. El indigenismo y las literaturas heterogeneas: su doble estatuto socio-cultural. Revista de Crítica Literária Latinoamericana, LimaBerkeley, año 4, n. 7/8, p. 7-21, 1978.

DE LA VEGA, Inca Garcilaso. Comentarios Reales de los Incas. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1985.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LIENHARD, Martín. La voz y su huella. Cuba: Casa de las Américas, 1990.

LUCIANI, Frederick. “Teatro hispanoamericano del periodo colonial”. In: ECHEVARRÍA, Roberto González e PUPO-WALKER, Enrique (org.). Historia de la literatura hispanoamericana colonial: del descubrimiento al modernismo. Madrid: Gredos, 2006. p. 280-304.

MACCHI, Fernanda. Incas ilustrados: reconstrucciones imperiales en la segunda mitad del siglo XVIII. Espanha: Iberoamericana, 2009.

MIRÓ, César; BONDY, Sebastián Salazar. Ollantay. Lima: Peisa, 2008.

O’GORMAN, Edmundo. La invención de América. México: FCE, 2003.

ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1987.

ROSTWOROWSKI, María. Estructuras andinas del poder: ideología religiosa y política. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 2016.

VILLAGRA, Irene; DEL ESTAL, Eduardo; MACARRINI, Manuel. Concurso nacional de ensayos teatrales: Alfredo de la Guardia. Buenos Aires: Inteatro, 2011.

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Almeida de Morais, D. ., & Carlos de Andrade, B. . (2021). Ollantay, a tragédia dos Andes: O encontro dramático entre dois mundos. Encontros De Vista, 21(1), 60–78. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4740

Número

Sección

Artigos