O uso do folheto de cordel no ensino da temática indigena

Autores

  • Kalhil Gibran Melo de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Ensino de História, folhetos de cordel, indígenas

Resumo

O estudo teve como objetivo discutir e problematizar a temática da história e das culturas dos povos indígenas, sob a ótica de poetas de cordel, como: José Camelo, Severino Milanez e Francisco Sales. Propomos reflexões nas aulas de História, com a utilização desses folhetos no universo escolar. O corpus de análise da pesquisa foi composto por livretos de cordel, como: A índia fidalga; História de Ubirajara e o índio Pojucan; O guerreiro Ubirajara. Para a análise documental nos fundamentamos teórica e metodologicamente em autores como Chartier, a partir dos conceitos de prática, apropriação e representação; e Edson Silva acerca da história, culturas e sociodiversidades indígenas. Entendemos que, criticamente analisados, os folhetos de cordel se configuram como possibilidades para discussões sobre as memórias e a história da sociedade brasileira. Assim, os citados livretos de cordel, tratando da temática indígena, expressaram imagens e discursos sobre como são pensados os lugares, os papéis e a participação dos indígenas na História do Brasil.

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Biografia do Autor

Kalhil Gibran Melo de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Mestre em História Social da Cultura Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. Especialista em Gestão da Educação. Integrante do Grupo de Estudos em História Social e Cultural – GEHISC. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco (FJN - Olinda) e Professor da EaD/UFRPE.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Lucena, K. G. M. de. (2021). O uso do folheto de cordel no ensino da temática indigena. Encontros De Vista, 16(2), 72–88. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4664

Edição

Seção

Artigos