UM ESTUDO SINTÁTICO-SEMÂNTICO DE IR + INFINITIVO COMO EXPRESSÃO DE FUTURIDADE EM VOZ MÉDIA.

Autores

Palavras-chave:

Futuridade, Perífrase ir infinitivo, Vozes média e ativa, Alternância causativo-incoativa, Semântica Formal.

Resumo

Este estudo objetiva verificar se, em contextos sintáticos de voz média, a perífrase IR (no presente) + INFINITIVO – Cuidado! O pneu vai furar – apresenta, na expressão do futuro, as mesmas restrições sintáticas e mesmos efeitos semânticos que aparecem no passado. Para tanto, adotou-se o suporte teórico-metodológico da Semântica, em sua linha formalista (GOMES; MENDES, 2018). E, por tratar de variantes linguísticas, buscou-se um diálogo com domínios da Sociolinguística Variacionista (1972, 1994), basicamente na medida em que se investiga se o IR da perífrase já se gramaticalizou como expressão de futuro. A análise embasou-se na metodologia da Psicolinguística na Descrição Gramatical que investiga qualquer fenômeno gramatical em sua dimensão do comportamento linguístico-cognitivo do homem. As hipóteses indicadas para o estudo se confirmaram-se, quando se verificou que “IR”, na estrutura IR + INFINITIVO, expressando futuro, apresenta distinções semânticas na comparação com tempos simples no passado e no presente e apresenta completa gramaticalização; assim, IR, nas perífrases de futuridade deste estudo, não apresenta a sua semântica original de verbo pleno, não permitindo, portanto, a formação de voz média.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deijair Ferreira da Silva, UFRJ

Deijair Ferreira da Silva, professor da educação básica pela Secretaria de Educação da Bahia e professor universitário da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Texto e Gramática pela UEFS. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela UNINTER/IBPEX. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorando em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

BARROSO, Henrique. O aspecto verbal perifrástico em português contemporâneo: visão funcional/sincrônica. Portugal: Porto, 1994.

CASTILHO, Ataliba T. de. A gramaticalização. Revista Estudos lingüísticos e literários. Salvador, n. 19, p. 25-64, mar. 1997.

GOMES, Ana Quadros; MENDES, Luciana Sanchez. Para conhecer Semântica. São Paulo: Contexto, 2018.

ILARI, Rodolfo. A expressão do tempo em português: expressões da duração e da reiteração; os adjuntos que localizam eventos; momentos estruturais na descrição dos tempos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2001.

KENEDY, Eduardo. Psicolinguística na descrição gramatical. In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. SP: Contexto, 2015.

LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LABOV, William. Principles of Linguistic Change. Oxford/Cambridge: Blackwell, 1994.

MEILLET, Antoine. L’evolution dês formes grammaticales. In Linguistic historique et linguistic générale. Paris, 1912.

OLIVEIRA, Roberta Pires de. Semântica. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Silva, D. F. da. (2021). UM ESTUDO SINTÁTICO-SEMÂNTICO DE IR + INFINITIVO COMO EXPRESSÃO DE FUTURIDADE EM VOZ MÉDIA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 6(1), 23–47. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3004