UM ESTUDO SINTÁTICO-SEMÂNTICO DE IR + INFINITIVO COMO EXPRESSÃO DE FUTURIDADE EM VOZ MÉDIA.
Palavras-chave:
Futuridade, Perífrase ir infinitivo, Vozes média e ativa, Alternância causativo-incoativa, Semântica Formal.Resumo
Este estudo objetiva verificar se, em contextos sintáticos de voz média, a perífrase IR (no presente) + INFINITIVO – Cuidado! O pneu vai furar – apresenta, na expressão do futuro, as mesmas restrições sintáticas e mesmos efeitos semânticos que aparecem no passado. Para tanto, adotou-se o suporte teórico-metodológico da Semântica, em sua linha formalista (GOMES; MENDES, 2018). E, por tratar de variantes linguísticas, buscou-se um diálogo com domínios da Sociolinguística Variacionista (1972, 1994), basicamente na medida em que se investiga se o IR da perífrase já se gramaticalizou como expressão de futuro. A análise embasou-se na metodologia da Psicolinguística na Descrição Gramatical que investiga qualquer fenômeno gramatical em sua dimensão do comportamento linguístico-cognitivo do homem. As hipóteses indicadas para o estudo se confirmaram-se, quando se verificou que “IR”, na estrutura IR + INFINITIVO, expressando futuro, apresenta distinções semânticas na comparação com tempos simples no passado e no presente e apresenta completa gramaticalização; assim, IR, nas perífrases de futuridade deste estudo, não apresenta a sua semântica original de verbo pleno, não permitindo, portanto, a formação de voz média.Downloads
Referências
BARROSO, Henrique. O aspecto verbal perifrástico em português contemporâneo: visão funcional/sincrônica. Portugal: Porto, 1994.
CASTILHO, Ataliba T. de. A gramaticalização. Revista Estudos lingüísticos e literários. Salvador, n. 19, p. 25-64, mar. 1997.
GOMES, Ana Quadros; MENDES, Luciana Sanchez. Para conhecer Semântica. São Paulo: Contexto, 2018.
ILARI, Rodolfo. A expressão do tempo em português: expressões da duração e da reiteração; os adjuntos que localizam eventos; momentos estruturais na descrição dos tempos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2001.
KENEDY, Eduardo. Psicolinguística na descrição gramatical. In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. SP: Contexto, 2015.
LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
LABOV, William. Principles of Linguistic Change. Oxford/Cambridge: Blackwell, 1994.
MEILLET, Antoine. L’evolution dês formes grammaticales. In Linguistic historique et linguistic générale. Paris, 1912.
OLIVEIRA, Roberta Pires de. Semântica. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.