UM ESTUDO SINTÁTICO-SEMÂNTICO DE IR + INFINITIVO COMO EXPRESSÃO DE FUTURIDADE EM VOZ MÉDIA.

Autores/as

Palabras clave:

Futuridade, Perífrase ir infinitivo, Vozes média e ativa, Alternância causativo-incoativa, Semântica Formal.

Resumen

Este estudo objetiva verificar se, em contextos sintáticos de voz média, a perífrase IR (no presente) + INFINITIVO – Cuidado! O pneu vai furar – apresenta, na expressão do futuro, as mesmas restrições sintáticas e mesmos efeitos semânticos que aparecem no passado. Para tanto, adotou-se o suporte teórico-metodológico da Semântica, em sua linha formalista (GOMES; MENDES, 2018). E, por tratar de variantes linguísticas, buscou-se um diálogo com domínios da Sociolinguística Variacionista (1972, 1994), basicamente na medida em que se investiga se o IR da perífrase já se gramaticalizou como expressão de futuro. A análise embasou-se na metodologia da Psicolinguística na Descrição Gramatical que investiga qualquer fenômeno gramatical em sua dimensão do comportamento linguístico-cognitivo do homem. As hipóteses indicadas para o estudo se confirmaram-se, quando se verificou que “IR”, na estrutura IR + INFINITIVO, expressando futuro, apresenta distinções semânticas na comparação com tempos simples no passado e no presente e apresenta completa gramaticalização; assim, IR, nas perífrases de futuridade deste estudo, não apresenta a sua semântica original de verbo pleno, não permitindo, portanto, a formação de voz média.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deijair Ferreira da Silva, UFRJ

Deijair Ferreira da Silva, professor da educação básica pela Secretaria de Educação da Bahia e professor universitário da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Texto e Gramática pela UEFS. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela UNINTER/IBPEX. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorando em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Citas

BARROSO, Henrique. O aspecto verbal perifrástico em português contemporâneo: visão funcional/sincrônica. Portugal: Porto, 1994.

CASTILHO, Ataliba T. de. A gramaticalização. Revista Estudos lingüísticos e literários. Salvador, n. 19, p. 25-64, mar. 1997.

GOMES, Ana Quadros; MENDES, Luciana Sanchez. Para conhecer Semântica. São Paulo: Contexto, 2018.

ILARI, Rodolfo. A expressão do tempo em português: expressões da duração e da reiteração; os adjuntos que localizam eventos; momentos estruturais na descrição dos tempos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2001.

KENEDY, Eduardo. Psicolinguística na descrição gramatical. In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. SP: Contexto, 2015.

LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LABOV, William. Principles of Linguistic Change. Oxford/Cambridge: Blackwell, 1994.

MEILLET, Antoine. L’evolution dês formes grammaticales. In Linguistic historique et linguistic générale. Paris, 1912.

OLIVEIRA, Roberta Pires de. Semântica. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2.

Publicado

2021-09-06

Cómo citar

Silva, D. F. da. (2021). UM ESTUDO SINTÁTICO-SEMÂNTICO DE IR + INFINITIVO COMO EXPRESSÃO DE FUTURIDADE EM VOZ MÉDIA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 6(1), 23–47. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3004