CORPO E VIOLÊNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO
Palavras-chave:
Discurso, Corpo, Tradição, MaterialidadeResumo
O presente artigo discorre as diferentes materialidades discursivas (som, imagem, escrita, etc.) sobre a significação do corpo e violência em Abril Despedaçado (2002), de Walter Salles. A pesquisa objetiva os estudos sobre linguagens, compreensão e funcionamento em relação a violência materializada por meio de uma tradição que é repassada de geração a geração, relacionando tempo, corpo e espaço, na leitura da linguagem fílmica e das obras cinematográficas, em que, o sujeito e sua identidade estão inseridos. Assim sendo, a análise se deu por meio de leituras na Análise de Discurso (ORLANDI, 2007; FOUCAULT, 1999, 2008), sob uma perspectiva de violência materializada no filme Abril Despedaçado, embasado também em Milanez (2011) e Baecque (2011), tomando o corpo como materialidade discursiva.Downloads
Referências
ABRIL DESPEDAÇADO. Direção: Walter Salles. Atores: Rodrigo Santoro, José Dumont, Rita Assemany, Ravi Ramos Lacerda, Luiz Carlos Vasconcelos e Flávia Marco Antônio. Roteiro: Karim Ainouz, Sérgio Machado e Walter Salles. Estúdio: Videofilmes. Distribuição: Lumière Picture e Lusomundo Audiovisuais. Ano: 2002.
ABRANTES, Ana Cristina. Discurso, cinema e educação - Metáforas visuais em Abril despedaçado. 1 ed. Curitiba-PR: Appris, 2017.
BAECQUE, Antoine de. O corpo no cinema. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.) História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. Trad. e rev. Ephraim Ferreira Alves. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 481-507.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. 5. ed. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1999.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O corpo como materialidade discursiva.Redisco. Vitória da Conquista, V.2, n.1. p. 77-82, 2013.
MILANEZ, Nilton. Discurso e imagem em movimento: o corpo horrífico do vampiro no trailer- São Carlos: Claraluz. 2011.
MICHAUD, Yves. A violência. Editora Ática, 1989.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.