CORPO E VIOLÊNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO

Autores/as

Palabras clave:

Discurso, Corpo, Tradição, Materialidade

Resumen

O presente artigo discorre as diferentes materialidades discursivas (som, imagem, escrita, etc.) sobre a significação do corpo e violência em Abril Despedaçado (2002), de Walter Salles. A pesquisa objetiva os estudos sobre linguagens, compreensão e funcionamento em relação a violência materializada por meio de uma tradição que é repassada de geração a geração, relacionando tempo, corpo e espaço, na leitura da linguagem fílmica e das obras cinematográficas, em que, o sujeito e sua identidade estão inseridos. Assim sendo, a análise se deu por meio de leituras na Análise de Discurso (ORLANDI, 2007; FOUCAULT, 1999, 2008), sob uma perspectiva de violência materializada no filme Abril Despedaçado, embasado também em Milanez (2011) e Baecque (2011), tomando o corpo como materialidade discursiva.

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Biografía del autor/a

Glória Lima dos Santos, UEG

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Unidade de Iporá.

Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás

Docente da Universidade Estadual de Goiás UEG. Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Citas

ABRIL DESPEDAÇADO. Direção: Walter Salles. Atores: Rodrigo Santoro, José Dumont, Rita Assemany, Ravi Ramos Lacerda, Luiz Carlos Vasconcelos e Flávia Marco Antônio. Roteiro: Karim Ainouz, Sérgio Machado e Walter Salles. Estúdio: Videofilmes. Distribuição: Lumière Picture e Lusomundo Audiovisuais. Ano: 2002.

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Publicado

2022-02-01

Cómo citar

Lima dos Santos, G., & Fernandes, F. S. (2022). CORPO E VIOLÊNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(2), 35–46. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4139