PROJETO PEDAGÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Palavras-chave:
Projeto Pedagógico, Ensino de História, Cultura Afro-brasileiraResumo
A prática de trabalhar com projetos é fundamental para a integração e desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos alunos promovendo uma efetiva interdisciplinaridade. Desenvolver um projeto pressupõe produzir um novo conhecimento com base em um conhecimento anterior. Partindo desse pressuposto, expomos nesse artigo o Projeto Pedagógico realizado na Escola Municipal Cordeiro Filho, localizada no município da Lagoa dos Gatos, Pernambuco, durante a Semana da Consciência Negra. Diante da complexidade do tema e da percepção do desafio em lidar com esta realidade na sala de aula, o grupo de professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais, optaram por desenvolver o projeto interdisciplinar liderados pela disciplina de História, aplicados em todas as turmas do 6º ao 9º ano, envolvendo toa a escola, inclusive os demais funcionários. Assim professores e professoras puderam desconstruir antigos conceitos e inovar com outros numa discussão voltada a História e Cultura Afro-brasileira, de forma a contribuir para que a escola se torne um espaço de direito, democrático, plural e reconhecedor da diversidade cultural e religiosa.Downloads
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