PROJETO PEDAGÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Autores/as

  • José Luiz Xavier Filho Prefeitura Municipal da Lagoa dos Gatos - PE

Palabras clave:

Projeto Pedagógico, Ensino de História, Cultura Afro-brasileira

Resumen

A prática de trabalhar com projetos é fundamental para a integração e desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos alunos promovendo uma efetiva interdisciplinaridade. Desenvolver um projeto pressupõe produzir um novo conhecimento com base em um conhecimento anterior. Partindo desse pressuposto, expomos nesse artigo o Projeto Pedagógico realizado na Escola Municipal Cordeiro Filho, localizada no município da Lagoa dos Gatos, Pernambuco, durante a Semana da Consciência Negra. Diante da complexidade do tema e da percepção do desafio em lidar com esta realidade na sala de aula, o grupo de professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais, optaram por desenvolver o projeto interdisciplinar liderados pela disciplina de História, aplicados em todas as turmas do 6º ao 9º ano, envolvendo toa a escola, inclusive os demais funcionários. Assim professores e professoras puderam desconstruir antigos conceitos e inovar com outros numa discussão voltada a História e Cultura Afro-brasileira, de forma a contribuir para que a escola se torne um espaço de direito, democrático, plural e reconhecedor da diversidade cultural e religiosa. 

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Publicado

2022-02-01

Cómo citar

Xavier Filho, J. . L. (2022). PROJETO PEDAGÓGICO, ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(2), 80–103. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4159