O cinema e novos cenários epistêmicos no processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
cinema, educação, ensinoResumo
O presente artigo caminha pelas nuances da linguagem cinematográfica como um tecido epistêmico e como uma metodologia capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem pelos múltiplos cenários de uma sala de aula. O cinema é uma pilha radioativa de interações e identificações, mas ainda é subutilizado na reorganização epistêmica dos conteúdos em nossa educação. Nesse sentido, faz-se mister reinventarmos o cinema como experiência do sensível. As problematizações seguirão o fluxo teórico de kant (1995), Lipman (2001), Vanoye & Goliot-Lété (1994), em algumas obras cinematográficas a fim de problematizarmos caminhos para novas recepções e sentidos no processo de reeducação a partir do cinema.Downloads
Referências
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
AUMONT, Jaccques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GUIGUE, Arnaud. Cinema e experiência de vida. In: MORIN, Edgar. A religião dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
FILMOGRAFIA
Um cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí, França, 1929.
V de Vingança. Direção de James McTeigue. Gênero: Ficção. Produção: Andy Wachowski, Grant Hill, Joel Silver, Larry Wachowski. Distribuidor: Warner Bros, 2005.
Estamira. Gênero: Documentário Duração: 121 min. Lançamento (Brasil): Distribuição: Direção: Marcos Prado Roteiro: Marcos Prado Produção: Marcos Prado e José Padilha Música: Décio Rocha Fotografia: Marcos Prado Edição: Tuco, 2004.
A Onda. Direção: Dennis Gansel. Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth. Produção: Nina Maag, 2008.
O labirinto do fauno. Diretor, Guillermo Del Toro. Distribuição internacional / Exportação: Picturehouse Entertainment LLC, Warner Bros, Wild Bunch. Produção Tequila Gang; Produção Esperanto Filmo; Produção Estudios Piccaso, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.