O cinema e novos cenários epistêmicos no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Jean Paul d'Antony Costa Silva UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

cinema, educação, ensino

Resumo

O presente artigo caminha pelas nuances da linguagem cinematográfica como um tecido epistêmico e como uma metodologia capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem pelos múltiplos cenários de uma sala de aula. O cinema é uma pilha radioativa de interações e identificações, mas ainda é subutilizado na reorganização epistêmica dos conteúdos em nossa educação. Nesse sentido, faz-se mister reinventarmos o cinema como experiência do sensível. As problematizações seguirão o fluxo teórico de kant (1995), Lipman (2001), Vanoye & Goliot-Lété (1994), em algumas obras cinematográficas a fim de problematizarmos caminhos para novas recepções e sentidos no processo de reeducação a partir do cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Paul d'Antony Costa Silva, UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professor Doutor do Departamento de Letras da UFRPE-UAST, trabalha na área de Literatura nacional, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Teoria e crítica Literária e Literatura e Cinema.

Referências

AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

AUMONT, Jaccques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GUIGUE, Arnaud. Cinema e experiência de vida. In: MORIN, Edgar. A religião dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

FILMOGRAFIA

Um cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí, França, 1929.

V de Vingança. Direção de James McTeigue. Gênero: Ficção. Produção: Andy Wachowski, Grant Hill, Joel Silver, Larry Wachowski. Distribuidor: Warner Bros, 2005.

Estamira. Gênero: Documentário Duração: 121 min. Lançamento (Brasil): Distribuição: Direção: Marcos Prado Roteiro: Marcos Prado Produção: Marcos Prado e José Padilha Música: Décio Rocha Fotografia: Marcos Prado Edição: Tuco, 2004.

A Onda. Direção: Dennis Gansel. Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth. Produção: Nina Maag, 2008.

O labirinto do fauno. Diretor, Guillermo Del Toro. Distribuição internacional / Exportação: Picturehouse Entertainment LLC, Warner Bros, Wild Bunch. Produção Tequila Gang; Produção Esperanto Filmo; Produção Estudios Piccaso, 2006.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Silva, J. P. d’Antony C. (2021). O cinema e novos cenários epistêmicos no processo de ensino-aprendizagem. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 4(1), 126–137. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4576