O cinema e novos cenários epistêmicos no processo de ensino-aprendizagem
Palabras clave:
cinema, educação, ensinoResumen
O presente artigo caminha pelas nuances da linguagem cinematográfica como um tecido epistêmico e como uma metodologia capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem pelos múltiplos cenários de uma sala de aula. O cinema é uma pilha radioativa de interações e identificações, mas ainda é subutilizado na reorganização epistêmica dos conteúdos em nossa educação. Nesse sentido, faz-se mister reinventarmos o cinema como experiência do sensível. As problematizações seguirão o fluxo teórico de kant (1995), Lipman (2001), Vanoye & Goliot-Lété (1994), em algumas obras cinematográficas a fim de problematizarmos caminhos para novas recepções e sentidos no processo de reeducação a partir do cinema.Descargas
Citas
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
AUMONT, Jaccques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
ECO, Umberto. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GUIGUE, Arnaud. Cinema e experiência de vida. In: MORIN, Edgar. A religião dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
FILMOGRAFIA
Um cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí, França, 1929.
V de Vingança. Direção de James McTeigue. Gênero: Ficção. Produção: Andy Wachowski, Grant Hill, Joel Silver, Larry Wachowski. Distribuidor: Warner Bros, 2005.
Estamira. Gênero: Documentário Duração: 121 min. Lançamento (Brasil): Distribuição: Direção: Marcos Prado Roteiro: Marcos Prado Produção: Marcos Prado e José Padilha Música: Décio Rocha Fotografia: Marcos Prado Edição: Tuco, 2004.
A Onda. Direção: Dennis Gansel. Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth. Produção: Nina Maag, 2008.
O labirinto do fauno. Diretor, Guillermo Del Toro. Distribuição internacional / Exportação: Picturehouse Entertainment LLC, Warner Bros, Wild Bunch. Produção Tequila Gang; Produção Esperanto Filmo; Produção Estudios Piccaso, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.