EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: CORRELAÇÕES E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Educação intercultural crítica;, Pedagogia dos multiletramentos;, Diversidade sociocultural;, Prática pedagógica.Resumo
Discursos de ódio são produzidos e veiculados frequentemente na internet, refletindo a intolerância e o preconceito no que diz respeito à diversidade cultural que compõe a nossa sociedade. Com o processo de globalização ocorrido entre o final da década de oitenta e início da década de noventa, o hibridismo cultural tornou-se um aspecto ainda mais evidente na sociedade contemporânea. No cenário atual, discutir acerca de tais aspectos faz-se necessário, sobretudo, no campo da educação. Nessa perspectiva, o presente artigo propôs-se a fazer uma reflexão sobre duas abordagens que podem vir a contribuir significativamente para a promoção de uma prática educacional voltada à desconstrução de narrativas estereotipadas em relação à diversidade sociocultural: a educação intercultural crítica e a pedagogia dos multiletramentos. Foi observado o quanto as duas abordagens aproximam-se e complementam-se, configurando-se como propostas possíveis de serem integradas à prática de ensino. As abordagens podem contribuir para a formação de sujeitos críticos e questionadores das relações de poder e hierarquização que constituem a nossa sociedade e, consequentemente, para a minimização de discursos intolerantes e preconceituosos que circulam nos meios de comunicação social.Downloads
Referências
CANDAU, Vera Maria. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n. Especial, p. 678-686, dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de educação, v. 13, p. 45-56, 2008.]
CANDAU, Vera Maria. Didática, interculturalidade e formação de professores. Revista Cocar. Edição especial, N.8. jan./abr./2020 p.28-44. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
GOMES, Rodrigo Belfort. As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura. Interfaces Científicas-Educação, v. 2, n. 2, p. 111-119, 2014.
GRANDO, Roziane Keila. Por um mundo diverso cultural/linguisticamente: uma reflexão a partir da pedagogia dos multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 86-92. Disponível em: https://revistasuece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5600.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Tradução: Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
MOREIRA, Cecília Kécia Matias. FIORENTINI, Laura Gabrielly Inácio. TEIXEIRA, Gislaine Aparecida. A prática de letramento crítico: ferramentas teóricas e metodológicas para o trabalho com o gênero podcast em sala de aula. In: BARROSO, R. S. et al. Letramentos múltiplos, multimodalidades e multiletramentos: os usos da linguagem na era digital vol. 1. Tutóia/MA: Diálogos, 2021.https://doi.org/10.52788/9786589932109.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.