EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: CORRELAÇÕES E REFLEXÕES

Autores

  • Rogéria Dantas de Melo Justino UFCG

Palavras-chave:

Educação intercultural crítica;, Pedagogia dos multiletramentos;, Diversidade sociocultural;, Prática pedagógica.

Resumo

Discursos de ódio são produzidos e veiculados frequentemente na internet, refletindo a intolerância e o preconceito no que diz respeito à diversidade cultural que compõe a nossa sociedade. Com o processo de globalização ocorrido entre o final da década de oitenta e início da década de noventa, o hibridismo cultural tornou-se um aspecto ainda mais evidente na sociedade contemporânea. No cenário atual, discutir acerca de tais aspectos faz-se necessário, sobretudo, no campo da educação. Nessa perspectiva, o presente artigo propôs-se a fazer uma reflexão sobre duas abordagens que podem vir a contribuir significativamente para a promoção de uma prática educacional voltada à desconstrução de narrativas estereotipadas em relação à diversidade sociocultural: a educação intercultural crítica e a pedagogia dos multiletramentos. Foi observado o quanto as duas abordagens aproximam-se e complementam-se, configurando-se como propostas possíveis de serem integradas à prática de ensino. As abordagens podem contribuir para a formação de sujeitos críticos e questionadores das relações de poder e hierarquização que constituem a nossa sociedade e, consequentemente, para a minimização de discursos intolerantes e preconceituosos que circulam nos meios de comunicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n. Especial, p. 678-686, dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de educação, v. 13, p. 45-56, 2008.]

CANDAU, Vera Maria. Didática, interculturalidade e formação de professores. Revista Cocar. Edição especial, N.8. jan./abr./2020 p.28-44. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045.

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.

GOMES, Rodrigo Belfort. As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura. Interfaces Científicas-Educação, v. 2, n. 2, p. 111-119, 2014.

GRANDO, Roziane Keila. Por um mundo diverso cultural/linguisticamente: uma reflexão a partir da pedagogia dos multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 86-92. Disponível em: https://revistasuece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5600.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Tradução: Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

MOREIRA, Cecília Kécia Matias. FIORENTINI, Laura Gabrielly Inácio. TEIXEIRA, Gislaine Aparecida. A prática de letramento crítico: ferramentas teóricas e metodológicas para o trabalho com o gênero podcast em sala de aula. In: BARROSO, R. S. et al. Letramentos múltiplos, multimodalidades e multiletramentos: os usos da linguagem na era digital vol. 1. Tutóia/MA: Diálogos, 2021.https://doi.org/10.52788/9786589932109.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2022-08-20

Como Citar

Dantas de Melo Justino, R. (2022). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: CORRELAÇÕES E REFLEXÕES. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 9(1), 80–94. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4849