EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: CORRELAÇÕES E REFLEXÕES

Autores/as

  • Rogéria Dantas de Melo Justino UFCG

Palabras clave:

Educação intercultural crítica;, Pedagogia dos multiletramentos;, Diversidade sociocultural;, Prática pedagógica.

Resumen

Discursos de ódio são produzidos e veiculados frequentemente na internet, refletindo a intolerância e o preconceito no que diz respeito à diversidade cultural que compõe a nossa sociedade. Com o processo de globalização ocorrido entre o final da década de oitenta e início da década de noventa, o hibridismo cultural tornou-se um aspecto ainda mais evidente na sociedade contemporânea. No cenário atual, discutir acerca de tais aspectos faz-se necessário, sobretudo, no campo da educação. Nessa perspectiva, o presente artigo propôs-se a fazer uma reflexão sobre duas abordagens que podem vir a contribuir significativamente para a promoção de uma prática educacional voltada à desconstrução de narrativas estereotipadas em relação à diversidade sociocultural: a educação intercultural crítica e a pedagogia dos multiletramentos. Foi observado o quanto as duas abordagens aproximam-se e complementam-se, configurando-se como propostas possíveis de serem integradas à prática de ensino. As abordagens podem contribuir para a formação de sujeitos críticos e questionadores das relações de poder e hierarquização que constituem a nossa sociedade e, consequentemente, para a minimização de discursos intolerantes e preconceituosos que circulam nos meios de comunicação social.

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Publicado

2022-08-20

Cómo citar

Dantas de Melo Justino, R. (2022). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: CORRELAÇÕES E REFLEXÕES. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 9(1), 80–94. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4849