Manufatura da imagem
Ana Martins Marques, o haikai e o imagismo
Palavras-chave:
Poesia brasileira contemporânea; Ana Martins Marques; ImagemResumo
O objetivo deste artigo é investigar a construção imagética em três poemas de Ana Martins Marques, tomando como instrumentos de comparação o haikai e o imagismo, movimento integrante do modernismo de língua inglesa, a fim de identificar alguns aspectos estéticos da escrita da autora, que muito se aproximam da fotografia. A brevidade consiste em uma das características estruturais encontradas no haikai, constituindo também uma preferência entre os poetas representantes do imagismo, de forma a possibilitar uma produção imagética mais objetiva e condensada, que evita a utilização simbólica ou abundante da linguagem. Uma vez que a produção da imagem em parte da lírica de Marques segue configurações semelhantes, buscou-se abordar esse traço de sua poesia a partir do diálogo com essas duas tradições.Downloads
Referências
AYERS, David. H. D., Ezra Pound and imagism. In: _______. Modernism: a short introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2004. p. 1-12.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
BARTHES, Roland. O império dos signos. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
CARTER, Steven. Haiku before haiku: from the renga masters to Basho?. Nova York: Columbia University Press, 2011.
DOOLITTLE, Hilda. H. D. (1886-1961). In: BLACK, Joseph (ed.). The Broadview anthology of British Literature: the twentieth century and beyond. Peterborough: Broadview Press, 2006. p. 480.
FLINT, Frank Stuart. Imagisme. Poetry, Chicago, v. 1, n. 6, p. 198-200, 1913.
HAKUTANI, Yoshinobu. Haiku and modernist poetics. Nova York: Palgrave Macmillan, 2009.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HULME, Thomas Ernest. T. E. Hulme (1883-1917). In: BLACK, Joseph (ed.). The Broadview anthology of British Literature: the twentieth century and beyond. Peterborough: Broadview Press, 2006. p. 479.
MARQUES, Ana Martins. Da arte das armadilhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARTINS, Aulus Mandagará; ROCHA, Mariane Pereira. Museu de momentos: poesia, memória e fotografia em Ana Martins Marques. SOLETRAS, Rio de Janeiro, n. 36, p. 183-194, 2018.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
SALGUEIRO, Welberth. Notícia da atual poesia brasileira – dos anos 1980 em diante. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 15-38, 2013.
YASUDA, Kenneth. Japanese haiku: its essential nature and history. Boston; Rutland; Tóquio; Vermont: Tuttle Publishing, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.