Manufatura da imagem

Ana Martins Marques, o haikai e o imagismo

Autores/as

  • Pablo Vinícius Nunes Garcia Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Poesia brasileira contemporânea; Ana Martins Marques; Imagem

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar a construção imagética em três poemas de Ana Martins Marques, tomando como instrumentos de comparação o haikai e o imagismo, movimento integrante do modernismo de língua inglesa, a fim de identificar alguns aspectos estéticos da escrita da autora, que muito se aproximam da fotografia. A brevidade consiste em uma das características estruturais encontradas no haikai, constituindo também uma preferência entre os poetas representantes do imagismo, de forma a possibilitar uma produção imagética mais objetiva e condensada, que evita a utilização simbólica ou abundante da linguagem. Uma vez que a produção da imagem em parte da lírica de Marques segue configurações semelhantes, buscou-se abordar esse traço de sua poesia a partir do diálogo com essas duas tradições.

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Publicado

2022-08-20

Cómo citar

Nunes Garcia, P. V. (2022). Manufatura da imagem: Ana Martins Marques, o haikai e o imagismo. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 9(1), 16–28. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4918