Manufatura da imagem
Ana Martins Marques, o haikai e o imagismo
Palabras clave:
Poesia brasileira contemporânea; Ana Martins Marques; ImagemResumen
O objetivo deste artigo é investigar a construção imagética em três poemas de Ana Martins Marques, tomando como instrumentos de comparação o haikai e o imagismo, movimento integrante do modernismo de língua inglesa, a fim de identificar alguns aspectos estéticos da escrita da autora, que muito se aproximam da fotografia. A brevidade consiste em uma das características estruturais encontradas no haikai, constituindo também uma preferência entre os poetas representantes do imagismo, de forma a possibilitar uma produção imagética mais objetiva e condensada, que evita a utilização simbólica ou abundante da linguagem. Uma vez que a produção da imagem em parte da lírica de Marques segue configurações semelhantes, buscou-se abordar esse traço de sua poesia a partir do diálogo com essas duas tradições.Descargas
Citas
AYERS, David. H. D., Ezra Pound and imagism. In: _______. Modernism: a short introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2004. p. 1-12.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
BARTHES, Roland. O império dos signos. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
CARTER, Steven. Haiku before haiku: from the renga masters to Basho?. Nova York: Columbia University Press, 2011.
DOOLITTLE, Hilda. H. D. (1886-1961). In: BLACK, Joseph (ed.). The Broadview anthology of British Literature: the twentieth century and beyond. Peterborough: Broadview Press, 2006. p. 480.
FLINT, Frank Stuart. Imagisme. Poetry, Chicago, v. 1, n. 6, p. 198-200, 1913.
HAKUTANI, Yoshinobu. Haiku and modernist poetics. Nova York: Palgrave Macmillan, 2009.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HULME, Thomas Ernest. T. E. Hulme (1883-1917). In: BLACK, Joseph (ed.). The Broadview anthology of British Literature: the twentieth century and beyond. Peterborough: Broadview Press, 2006. p. 479.
MARQUES, Ana Martins. Da arte das armadilhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARTINS, Aulus Mandagará; ROCHA, Mariane Pereira. Museu de momentos: poesia, memória e fotografia em Ana Martins Marques. SOLETRAS, Rio de Janeiro, n. 36, p. 183-194, 2018.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
SALGUEIRO, Welberth. Notícia da atual poesia brasileira – dos anos 1980 em diante. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 15-38, 2013.
YASUDA, Kenneth. Japanese haiku: its essential nature and history. Boston; Rutland; Tóquio; Vermont: Tuttle Publishing, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.