A LUSOFONIA E A LÍNGUA PORTUGUESA:
INQUIETAÇÕES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Lusofonia. Agualusa. Mia Couto.Resumo
O artigo discute a noção de lusofonia e problematiza a centralização da língua portuguesa para a construção do conceito. Num primeiro momento, intitulado “A lusofonia e a língua portuguesa”, concentramo-nos na crítica ao lusolinguismo e à sua centralidade na concepção da lusofonia, entendendo essa perspectiva como homogeneizante. A seguir, trabalhamos com alguns fragmentos do romance Um estranho em Goa, de José Eduardo Agualusa, percorrendo o espaço Goês e a tensão linguística encenada na trama. Também cotejamos algumas inquietações intelectuais, a partir do posicionamento de Michel Chaen, Lourenço do Rosário e Fernando Cristóvão. Finalmente, dedicamos a última seção para reflexão sobre os desafios da construção do espaço lusófono como lugar de pluralidade e inclusão, trazendo à cena o ensaio “Luso-Afonias”, de Mia Couto. Nesse ínterim, também aproveitamos para expor o exemplo da UNILAB na edificação cooperativa da lusofonia.Downloads
Referências
AGUALUSA, José Eduardo. Um estranho em Goa. 2.ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 2010 (e-book)
CAHEN, Michel. “Lusitanidade e lusofonia: considerações conceituais sobre realidades sociais e políticas”. Trad. Mariângela Peccioli e André Luiz Joanilho. Plural Pluriel – revue des culture de langue portugaise, n. 7, automne/hiver, 2010. Disponível em:
Acesso em 5 de junho de 2020
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano e outras interinvenções. Lisboa: Caminho,
_____. “Uma lusofonia para além da língua”. Jornal das Letras. Número 1237. Lisboa: 28 de feve-reiro a 13 de março de 2018
CRISTÓVÃO, Fernando. “Os três círculos da lusofonia”. Revista Humanidades. Lisboa: 2000.
FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil - aspectos da formação social brasileira como proces-so
de amalgamento de raças e culturas. São Paulo: Global, 2016 (e-book)
LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São
Paulo: Companhia das Letras, 2001.
QUEIROZ, Brito. “África terá maioria dos falantes de português até o fim do século.”
Agência Brasil, out., 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-10/africa-tera-maioria-dos-falantes-do-portugues-ate-o-fim-do-seculo#:~:text=Com%20cerca%20de%20210%20 milh%C3%B5es,no%20mundo%20atualmente%20s%C3%A3o%20brasileiros>.
Acesso em 10 jul. 2020.
ROSÁRIO, Lourenço. Singularidades II. Maputo: Texto editores, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.