A LUSOFONIA E A LÍNGUA PORTUGUESA:
INQUIETAÇÕES E DESAFIOS
Palabras clave:
Lusofonia. Agualusa. Mia Couto.Resumen
O artigo discute a noção de lusofonia e problematiza a centralização da língua portuguesa para a construção do conceito. Num primeiro momento, intitulado “A lusofonia e a língua portuguesa”, concentramo-nos na crítica ao lusolinguismo e à sua centralidade na concepção da lusofonia, entendendo essa perspectiva como homogeneizante. A seguir, trabalhamos com alguns fragmentos do romance Um estranho em Goa, de José Eduardo Agualusa, percorrendo o espaço Goês e a tensão linguística encenada na trama. Também cotejamos algumas inquietações intelectuais, a partir do posicionamento de Michel Chaen, Lourenço do Rosário e Fernando Cristóvão. Finalmente, dedicamos a última seção para reflexão sobre os desafios da construção do espaço lusófono como lugar de pluralidade e inclusão, trazendo à cena o ensaio “Luso-Afonias”, de Mia Couto. Nesse ínterim, também aproveitamos para expor o exemplo da UNILAB na edificação cooperativa da lusofonia.Descargas
Citas
AGUALUSA, José Eduardo. Um estranho em Goa. 2.ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 2010 (e-book)
CAHEN, Michel. “Lusitanidade e lusofonia: considerações conceituais sobre realidades sociais e políticas”. Trad. Mariângela Peccioli e André Luiz Joanilho. Plural Pluriel – revue des culture de langue portugaise, n. 7, automne/hiver, 2010. Disponível em:
Acesso em 5 de junho de 2020
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano e outras interinvenções. Lisboa: Caminho,
_____. “Uma lusofonia para além da língua”. Jornal das Letras. Número 1237. Lisboa: 28 de feve-reiro a 13 de março de 2018
CRISTÓVÃO, Fernando. “Os três círculos da lusofonia”. Revista Humanidades. Lisboa: 2000.
FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil - aspectos da formação social brasileira como proces-so
de amalgamento de raças e culturas. São Paulo: Global, 2016 (e-book)
LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São
Paulo: Companhia das Letras, 2001.
QUEIROZ, Brito. “África terá maioria dos falantes de português até o fim do século.”
Agência Brasil, out., 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-10/africa-tera-maioria-dos-falantes-do-portugues-ate-o-fim-do-seculo#:~:text=Com%20cerca%20de%20210%20 milh%C3%B5es,no%20mundo%20atualmente%20s%C3%A3o%20brasileiros>.
Acesso em 10 jul. 2020.
ROSÁRIO, Lourenço. Singularidades II. Maputo: Texto editores, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.